Menu
Política & Poder

Lula nomeia David Butter como novo diretor-geral da EBC

Jornalista com 25 anos de carreira na TV Globo assume o cargo no lugar de Bráulio Ribeiro, que retorna à Diretoria de Operações.

Redação Jornal de Brasília

15/01/2026 15h06

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou, por decreto publicado nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da União, o jornalista David Butter como novo diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Butter, que assume o cargo no lugar de Bráulio Ribeiro, possui 25 anos de carreira na TV Globo e na GloboNews, onde atuou como editor de texto, produtor, editor-chefe e executivo. Ele integrou a primeira equipe do G1, portal de notícias da Globo, e é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em religião na sociedade contemporânea pelo King’s College de Londres.

Como sócio e fundador de uma produtora audiovisual, Butter trabalhou com clientes no Brasil e no exterior, desde a criação de conteúdo até produção executiva. Também atuou em comunicação corporativa e como colunista e comentarista esportivo. Recentemente, foi finalista do Prêmio Jabuti 2025 na categoria conto com o livro ‘A Bomba e Outros Contos de Futebol’.

Em sua visão para a EBC, Butter enfatiza a relevância da empresa para a sociedade, ancorada nos valores da cidadania, com foco em comunicação pública acessível. Ele destaca a produção de efeitos de rede na Rede Nacional de Comunicação Pública, como sinergia, capilaridade, troca e visibilidade.

Bráulio Ribeiro, o antecessor, retorna à Diretoria de Operações, Engenharia e Tecnologia (Dotec), que já comandou por um ano. Formado em rádio e televisão, Ribeiro foi professor em faculdades de comunicação no Distrito Federal e diretor de Operações da TVE Bahia e da Rádio Educadora, em Salvador, de 2016 a 2024. Na EBC, ocupou cargos como gerente das Rádios da Amazônia (2011-2013) e chefe de gabinete da Diretoria-Geral (2013-2016).

Durante seus nove meses à frente da Diretoria-Geral, Ribeiro liderou a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), com 14 novos canais em 2025, e coordenou transmissões oficiais de eventos como o Brics e a COP30.

Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado