O Governo Federal emitiu nota negando que tenha falado dos bombeiros do Distrito Federal. Um veículo chegou a atribuir ao presidente Lula uma insatisfação com o CBMDF e o governador Ibaneis Rocha criticou o petista pelas possíveis falas.
Ibaneis chegou a ser duro em suas declarações ao dizer que Lula ” revelou não só desconhecimento, como também insensibilidade diante do efetivo trabalho do Corpo de Bombeiros de Brasília, da Defesa Civil e de outros agentes envolvidos”.
Foi atribuído ao presidente Lula uma crítica de possível “inércia dos bombeiros” em combate ao fogo no Parque Nacional de Brasília, algo que não foi dito oficialmente e foi prontamente negado na manhã desta quarta-feira (18).
Confira a nota do Governo Federal desmentindo a notícia veiculada:
Infelizmente segue a prática por alguns veículos de imprensa de atribuir falas e opiniões ao presidente da República baseadas em fontes anônimas e sem checagem.
É uma prática que muitas vezes produz desinformação, como no caso de matéria publicada pelo Poder 360 na última terça-feira (17/9), que baseada em fonte anônimas – e sem qualquer checagem – atribuiu uma opinião que não foi emitida em momento algum pelo presidente da República acerca dos bombeiros do Distrito Federal.
Para não ter dúvida: desde o início dos incêndios o presidente da República tem enaltecido a importância e bravura dos Bombeiros, dos brigadistas e da Defesa Civil nos estados e municípios no intenso, arriscado e difícil trabalho de combate ao fogo.
Visitou os brigadistas em Corumbá e se reuniu com eles. E tem defendido publicamente a necessidade de melhores condições e reforçar o efetivo dos bombeiros no Brasil diante do enfrentamento de emergências climáticas.