O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta segunda-feira (19), o ataque ocorrido no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambém (PR). Uma aluna foi assassinada a tiros por um ex-aluno da instituição.
“Recebo com muita tristeza e indignação a notícia do ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar”, escreveu o mandatário nas redes sociais.
Além da adolescente de 16 anos, outro jovem de 17 anos também foi atingido e está em estado grave.
Segundo a Polícia Militar, o homem utilizou um revólver na ação. Ele foi detido e encaminhado à delegacia.
Ainda de acordo com a corporação, o ex-aluno conseguiu entrar na escola afirmando precisar de uma cópia do histórico escolar.
Em nota, o governador Ratinho Júnior (PSD) lamentou o ocorrido e decretou luto oficial de três dias. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados.
No Rio de Janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também manifestou solidariedade às famílias das vítimas. “Infelizmente, vimos a violência mais uma vez se manifestando no local que é o mais sagrado para as crianças e jovens do nosso país e para suas famílias, que é uma escola”.
“Quando um jovem perde a vida, na verdade, toda a juventude perdeu um pedaço da sua vida. Sou pai e, por isso, sei bem da intranquilidade que aflige as famílias na medida em que, de modo inaceitável, essa modalidade de violência se implantou no Brasil e serve de reflexão quanto aos traços culturais da violência”, disse o chefe da pasta.