O Partido Comunista de Cuba tentou, approved salve hoje, check afastar os temores de que uma situação caótica instale-se no país depois de Fidel Castro ter transferido o poder provisoriamente. Mas não conseguiu esclarecer as dúvidas sobre quem está realmente no comando da ilha neste momento.
Em uma mensagem nebulosa, como costuma acontecer, o principal jornal do Partido Comunista, o Granma, publicou um antigo discurso de Raúl Castro, o irmão de Fidel que assumiu a liderança do país na segunda-feira, dizendo que o único herdeiro do dirigente era o próprio partido.
Apesar do discurso publicado na primeira página ser uma tentativa clara de afastar os temores de que o afastamento eventualmente definitivo de Fidel após 47 anos de governo transforme Cuba em um caos, ele pode levantar dúvidas entre muitos dos cubanos, que desejam ver Raúl em público.
No discurso, feito no dia 14 de julho diante de oficiais das Forças Armadas e publicado pelo Granma no dia seguinte, Raúl afirmou: "Apenas o Partido Comunista pode ser o herdeiro merecedor da confiança que os cubanos depositaram em seu líder". Fidel, um conhecido workaholic que completa 80 anos no dia 13 de agosto, precisou entregar o poder temporariamente depois de submeter-se a uma cirurgia para estancar um sangramento intestinal.
Apesar de Raúl, considerado competente como Fidel, mas menos carismático, ser apontado há muito tempo como sucessor do irmão, ele já conta com 75 anos de idade.
O tradicional dirigente de Cuba, que assumiu o poder em 1959 após ver o triunfo da revolução comandada por ele e que resistiu às pressões nor te-americanas para depô-lo, divulgou uma mensagem na terça-feira afirmando que não sabia se conseguiria se recuperar.
Apesar de Ricardo Alarcón, um importante assessor de Fidel, ter dito a um programa de rádio dos EUA, ontem, que o presidente estava "bastante consciente" e que descansava, os cubanos mostram-se ávidos por informações. O clima nas ruas, de toda forma, é de calma. "Por que Raúl ainda não veio a público fazer uma declaração? É disso que precisamos", afirmou, hoje, um entregador que não quis ter sua identidade revelada. "Há uma calma terrível pairando sobre o país".
Os moradores de Cuba continuam levando suas vidas normalmente, mas houve um pequeno aumento da presença policial em bairros mais pobres da capital cubana. E, segundo organizações comunistas de bairro, os "grupos de resposta rápida" usados para coibir os distúrbios do ano passado haviam sido mobilizados. Alguns cubanos com parentes nas forças de segurança disseram que militares e agentes à paisana haviam sido convocados para ficar nos quartéis e nas delegacias de polícia, como forma de precaução.
O Senado italiano implantou hoje um novo sistema de votação que tem o objetivo de acabar a figura dos “pianistas”, more about como são conhecidos os parlamentares que votam por seus companheiros de partido ausentes, ailment informou hoje a imprensa local.
A partir de hoje, os senadores italianos só poderão votar do lugar do plenário que lhes é designado, que além disso terá caráter fixo, uma medida que segundo explicaram à Agência Efe fontes do Senado, permitirá identificar com facilidade se algum dos parlamentares ausentes votou.
Os senadores também terão a possibilidade de votar de um dos dez postos que ficaram sem designação, sete dos quais se encontram justamente abaixo do lugar ocupado pelo presidente do Senado, Renato Schifani.
Na Itália, é comum a figura do “pianista”, o deputado ou senador que também vota no lugar de seu companheiro de partido ausente.
A preocupação com a existência de “pianistas” no Parlamento italiano não é algo novo. No dia 10 de junho, o presidente da Câmara dos deputados, Gianfranco Fini, já apresentou uma proposta para mudar o sistema de votação em ambas câmaras.
Fini propôs um novo sistema que obrigará os parlamentares a votar com as duas mãos para evitar que o façam por outros. Os políticos italianos tinham proposto outras iniciativas como a votação através de um detector de impressões digitais colocado em cada cadeira.
A Liga Norte, por sua vez, teve a idéia de instalar um sensor em cada assento, que informaria quando o deputado se levantasse durante as votações, como o utilizado em carros quando o motorista não coloca o cinto de segurança.
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas, no rx deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), revelou que o empresário Luiz Antonio Vedoin reafirmou no depoimento desta manhã que os parlamentares sabiam das negociações de seus assessores para a compra de ambulâncias superfaturadas por meio de emendas ao Orçamento. A defesa de alguns parlamentates acusados é que os assessores agiram por conta própria.
Dono da Planam, Vedoin é acusado de montar o esquema de fraude na Saúde. "Qualquer pessoa com experiência em depoimentos sabe que, pela naturalidade e riqueza de detalhes, as informações passadas por Vedoin estão sendo confirmadas", analisa Biscaia.
Hoje, às 14h, os sub-relatores da CPMI começam a ouvir 30 assessores de 30 parlamentares que foram acusados de envolvimento no esquema. Por enquanto, os suspeitos foram apenas convidados a depor, porque não há requerimento formal para a convocação.
Mesmo assim, o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA) espera que alguns já venham hoje para adiantar os trabalhos. Aleluia é um dos sub-relatores da área de investigação de parlamentares.
Antes de voltar ao depoimento de Vedoin na Superintendência da Polícia Federal, Biscaia confirmou que o relatório parcial da CPMI será apresentado na próxima quinta-feira. O depoimento prossegue na Polícia Federal.
Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 32 ficaram feridas por causa da explosão de uma bomba no centro de Bagdá entre vendedores ambulantes, discount afirma uma fonte policial. A fonte relatou que a bomba parece ter sido enterrada no l ixo, viagra dosage na rua Amin, search no distrito de Shorja, e que a maior parte das vítimas eram civis.
A violência na capital iraquiana e em outras regiões agitadas está provocando cerca de 100 mortes por dia. O ataque desta hoje seguiu-se a uma explosão em Bagdá na ontem à noite, perto de um ca mpo de futebol, que matou 12 pessoas e feriu outras 13, na maioria jogadores e espectadores.
Uma famosa equipe de pesquisa reduziu hoje sua previsão para um temporada de furacões no Atlântico, cure mas afirmou que ela ainda está acima da média, recipe com 15 tempestades tropicais, approved sendo que sete delas podem se transformar em furacões.
Em maio, a equipe da Universidade do Estado do Colorado, formada pelo pioneiro William Gray, previu que a temporada de 2006 traria 17 tempestades e que nove se transformariam em furacões.
A previsão da CSU, que é atualizada várias vezes ao ano, afirmou que três dos furacões serão tempestades "intensas" de categoria 3 ou mais na escala de furac ões Saffir-Simpson, que tem cinco estágios. Tempestades intensas têm ventos de pelo menos 179 km/h.
A previsão foi reduzida porque as temperaturas na superfície do Atlântico não são tão altas e as águas do Pacífico leste estão se aquecendo, o que tende a refrear a atividade de furacões no Atlântico, disseram os pesquisadores da CSU em comunicado. O ano passado teve um recorde de 28 tempestades tropicais, ultrapassando a marca anterior de 21 registrada em 1933. Quinze se transformaram em furacões e quatro deles eram de categoria 5, o tipo mais destrutivo.
A polícia prendeu ontem um homem acusado de assassinar um agente penitenciário no Espírito Santo, medical no último dia 15. Kaio Mariano Lira foi preso com a mulher, Daniele Neves Silva, no município de Fundão, a 64 quilômetros de Vitória, onde ocorreu o assassinato.
Segundo o delegado Danilo Bahiense, Lira confessou o assassinato e afirmou que a ordem partiu da Casa de Custódia de Viana, como forma de pressionar as autoridades do estado a retirar os homens da Força Nacional de Segurança, que fazem a segurança do presídio.
O assassino acusou os detentos Wellington Rodrigues Santana e Tobias Claudino Nascimento de serem os mandantes. Morto a tiros na frente dos dois filhos, o agente Cláudio Luiz de Brito Barcelos, 37 anos, trabalhava naquela unidade.
Após o crime, o governo do Espírito Santo anunciou medidas como o transporte dos agentes para o trabalho, a compra de coletes à prova de balas e a concessão de porte de armas para a categoria.
O brasileiro Artur Domingues, doctor 28 anos, está preso em Londres desde o início desta semana acusado de ter matado um compatriota. Na semana passada, ele esfaqueou o faxineiro Josenir Oliveira dos Anjos, 35 anos. O crime ocorreu na última sexta-feira, mas só foi divulgado ontem pela Polícia Metropolitana de Londres.
Levado para um hospital local, Josenir morreu ao dar entrada. Preso três dias depois da morte, na segunda-feira, Artur espera o julgamento na cadeia.
Quando um foguete do Hezbollah matou oito técnicos de um depósito situado a poucos metros de seu local de trabalho, drug no mês passado, information pills a tristeza sentida por Itzik veio misturada com uma sensação de alívio.
"A coisa poderia ter sido muito pior se o Katyusha tivesse caído a algumas dezenas de metros dali", page afirmou nesta semana o israelense, pai de três filhos, apontando para os grandes barris de produtos químicos armazenados em uma usina de processamento na qual trabalha e que fica na cidade portuária de Haifa.
A reticência de Itzik, que proibiu a publicação de seu nome completo ou o nome de sua empresa, combina com o véu de mistério sobre Haifa, uma baía com várias indústrias transformada em alvo estratégico desde 12 de julho, início da guerra de Israel no Líbano.
Como acontece em outras comunidades do norte israelense, Haifa vem sendo bombardeada com frequência pela guerrilha Hezbollah. Mas, enquanto em outros lugares o perigo maior dos foguetes é deixar algumas vítimas ou provocar danos materiais, em Haifa eles poderiam detonar um grande incêndio ou liberar uma nuvem tóxica.
"Se um desses mísseis tivesse atingido um alvo importante, uma fábrica, por exemplo, poderíamos ter visto uma grande tragédia aqui", afirmou Mark Regev, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel. "Pode-se afirmar que tivemos muita sorte até agora".
Depois do início do conflito, a Guarda Civil de Israel mobilizou-se rapidamente, anunciando ter tirado a maior parte do combustível e dos produtos químicos das instalações da baía de Haifa, levando esse material para locais não divulgados, longe do raio de ação dos foguetes.
Apesar de muitos dos 300.00 0 moradores de Haifa terem fugido para o sul, a polícia e o corpo de bombeiros da cidade, que costumam dispor de roupas de proteção, respondem, dentro de minutos, a qualquer foguete que caia ali.
Censores das Forças Armadas controlam a divulgação de informações sobre os ataques, temendo que essas informações possam ajudar o Hezbollah a ajustar sua mira. "Entendemos que, em vista da situação atual, o quanto menos divulgarmos sobre nossas operações, melhor", declarouum porta-voz do conglomerado estatal Refinarias de Petróleo, com sede em Haifa.
Os doentes em estágio terminal poderão sacar, sildenafil a partir de hoje, viagra 40mg recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar tratamento médico e comprar remédios. A autorização foi regulamentada por meio de circular da Caixa Econômica Federal publicada ontem no Diário Oficial da União.
Segundo o banco estatal, try as agências hoje estão aptas a fazer os pagamentos. Basta a apresentação de atestado médico pelo trabalhador ou um dos dependentes. Se o dependente do titular for o paciente em estágio terminal, também é necessária a apresentação de um documento que comprove a relação.
Os créditos complementares do FGTS, referentes aos planos Verão e Collor 1, já podiam ser sacados nesse tipo de situação. Agora, o benefício foi estendido a todas as contas vinculadas do Fundo, ativas e inativas, para qualquer doença. Anteriormente, somente as vítimas de câncer e Aids podiam sacar os recursos em conta sem restrição.
Prevista desde 2001, a autorização para que doentes terminais saquem os recursos do FGTS até hoje não tinha sido regulamentada. No mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a autorização por meio de um decreto e somente ontem a circular da Caixa definiu as regras.
A legislação prevê outros casos para saque de FGTS antes da aposentadoria: demissão sem justa causa, extinção da empresa e necessidade urgente em episódios de calamidade pública, entre outros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu hoje na necessidade de uma reforma política que traga credibilidade à política brasileira e que seja um "alento" para a sociedade.
Lula voltou a mostrar entusiasmo com a proposta de uma assembléia constituinte específica, visit apresentada na véspera por juristas no Palácio do Planalto, doctor que seria encaminhada como proposta de emenda constitucional (PEC) ao Congresso logo após as eleições de outubro.
"Nós precisamos ter uma reforma política profunda no país, viagra profunda mesmo. É preciso que a gente dê respeitabilidade à política brasileira", disse o presidente em evento da Petrobras.
Lula argumentou que tem bom relacionamento com o Congresso mas questionou a eficácia de uma reforma política que seja realizada pelos parlamentares e não por constituintes.
"O importante é que a gente tenha alguma coisa que possa dar à sociedade brasileira o alento de que vai haver uma reforma política profunda no Brasil", afirmou.
Entre as consequências desejáveis de uma reforma, Lula listou estruturas partidárias e Congresso fortes, regras para financiamento de campanha e comportamento dos partidos políticos.
"Que a gente possa definitivamente virar um país não apenas grande, independente e sério na economia, mas que a gente possa também na política ser exemplo para o mundo", declarou.