Menu
Política & Poder

Lula diz que não fará mais acordo com a UE se europeus adiarem votação

“Estou agora sabendo que eles [europeus] não vão conseguir aprovar [no Conselho Europeu]”, disse Lula

Redação Jornal de Brasília

17/12/2025 13h40

Foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP

MARIANA BRASIL E ISADORA ALBERNAZ
FOLHAPRESS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (17), que o governo não apoiará mais o acordo entre o Mercosul e a União Europeia caso o tratado não receba aval dos europeus a tempo da assinatura prevista para ocorrer em Foz do Iguaçu, no sábado (20).

“Estou agora sabendo que eles [europeus] não vão conseguir aprovar [no Conselho Europeu]”, disse Lula.

“Se a gente não fizer agora, o Brasil não fará mais acordo enquanto eu for presidente. É bom saber: fazem 26 anos que a gente espera esse acordo. É mais favorável para eles [europeus] do que para nós”, disse, durante reunião ministerial.

Nesta quarta, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, disse que seria “prematuro” para a União Europeia assinar um acordo comercial com o Mercosul e que não dará o seu aval na votação programada para ocorrer nesta quinta (18) ou sexta-feira (19).

A oposição de Meloni coloca em risco a aprovação na instância europeia, passo fundamental para a assinatura em Foz do Iguaçu.

O que está em jogo neste momento e será analisada pelo Conselho é a parte comercial do acordo, que foi separada neste ano de outros elementos do documento para driblar a exigência de aprovação em cada um dos Parlamentos dos 27 países-membros.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado