Menu
Política & Poder

Lula diz que Brasil quer aprofundar discussão climática com UE

Lula afirmou que apresentará um programa de desenvolvimento para o país, um plano que incluirá um “pacote sobre a transição energética”

Redação Jornal de Brasília

17/07/2023 6h33

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta segunda-feira (17) em Bruxelas que o país está interessando em discutir com a União Europeia (UE) temas como o clima e a transição para energias renováveis.

“Queremos aprofundar com a UE a discussão sobre a questão climática”, declarou Lula durante um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Lula afirmou que apresentará em agosto um programa de desenvolvimento para o país, um plano que incluirá um “pacote sobre a transição energética”.

O Brasil, garantiu Lula, “vai cumprir com sua parte na questão climática. Temos um compromisso de desmatamento zero até 2030 na Amazônia. É compromisso assumido, compromisso de fé”.

O brasileiro, no entanto, pediu a Von der Leyen, que “a UE compreenda que na Amazônia sul-americana vivem 50 milhões de pessoas que precisam ter condiciones de sobrevivência digna e decente”.

A presidente da Comissão Europeia disse que a visita de Lula tem “uma dimensão histórica”.

“Enfrentamos o desafio geracional da mudança climática. Por isto precisamos que nossos amigos próximos estejam do nosso lado em tempos de incerteza”, afirmou.

“Eu saúdo o retorno do Brasil ao cenário internacional (…) É muito oportuno, e inclusive já deu um impulso positivo à associação estratégica entre nossas duas regiões”, acrescentou.

Lula participará nesta segunda-feira e na terça-feira na III Cúpula de líderes da UE e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), o primeiro encontro entre os blocos desde 2015.

A questão dos compromissos contra o desmatamento e os temas ambientais viraram obstáculos nas demoradas negociações sobre um acordo comercial entre UE e Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai).

Em seu discurso, Von der Leyen disse que tem a ambição de “resolver as questões pendentes o mais rápido possível, para concluir o acordo”.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado