Menu
Política & Poder

Lula destaca importância das máquinas de lavar para as mulheres ao falar sobre tragédia no RS

No discurso, Lula também mencionou um cavalo que ficou preso em cima de uma casa no município de Canoas, um dos mais afetados no Estado gaúcho

Redação Jornal de Brasília

09/05/2024 13h42

Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, 9, que máquinas de lavar são “muito importantes para as mulheres”. Em anúncio de medidas de socorro ao Rio Grande do Sul, afetado pela pior tragédia climática da história, o presidente mencionou a importância de eletrodomésticos para pessoas mais pobres que tiveram suas casas atingidas pelas enchentes.

“Muita gente acha que uma televisão é uma pequena coisa, que não tem muita importância. Mas para uma pessoa mais humilde, a televisão é um patrimônio. O fogão é um baita de um patrimônio, a geladeira, então, nem se fala. E uma máquina de lavar roupa é uma coisa muito importante para as mulheres, que estão sobrevivendo a um verdadeiro sofrimento e martírio com essa chuva”, disse.

A declaração de Lula ocorreu enquanto o presidente compartilhava uma experiência pessoal passada, de ter vivido ele próprio uma enchente em sua casa. “Deu um metro e meio (de água) na minha casa. E quando a água vai embora, a desgraça é muito feia. Vocês não têm noção do que é uma casa quando a água vai embora”, afirmou o presidente, que descreveu o cenário como “um inferno”, se referindo à quantidade de “sanguessugas”, “bactérias” e “baratas mortas” que ficam no imóvel ao passar a enxurrada.

No discurso, Lula também mencionou um cavalo que ficou preso em cima de uma casa no município de Canoas, um dos mais afetados no Estado gaúcho. O presidente comemorou o resgate do animal.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado