Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão neste sábado (6), em alusão ao Dia da Independência, celebrado em 7 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil é soberano e não aceitará interferências externas em suas decisões políticas, econômicas e comerciais.
Durante a fala, Lula reforçou que o país não se considera colônia e que suas escolhas pertencem apenas aos brasileiros. Ele também ressaltou a autonomia nacional na gestão de riquezas naturais e nas relações internacionais.
Ao tratar dos recursos estratégicos do país, o presidente mencionou que o Brasil tem a segunda maior reserva de terras raras do mundo, a maior fonte de água doce e novas jazidas de petróleo recentemente descobertas. Segundo ele, essas riquezas devem servir ao futuro do povo brasileiro. Lula também destacou a aprovação, no Congresso Nacional, do marco legal de recursos estratégicos, voltado a transformar reservas de minerais críticos e terras raras em motor de desenvolvimento tecnológico e geração de empregos de qualidade.
Na parte dedicada à data histórica, o presidente defendeu que a independência do país, construída nas lutas populares contra a tirania, a escravidão e a injustiça social, precisa se refletir na garantia de direitos fundamentais. Ele citou a independência financeira, o direito de estudar e pensar livremente, a escolha da profissão, o acesso à saúde pública de qualidade e à educação gratuita, além de um país livre da fome, da pobreza e das desigualdades.
Lula também reafirmou o papel do Brasil no cenário internacional, com defesa do livre comércio, empenho pela paz mundial e liderança em pautas ambientais. Segundo ele, o país é exemplo na defesa do meio ambiente, referência em transição energética e no enfrentamento da emergência climática.