O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agendou uma reunião ministerial para esta segunda-feira à tarde, com o objetivo de discutir novas medidas de auxílio ao Rio Grande do Sul, estado severamente afetado por chuvas intensas desde o final do último mês.
A reunião ocorrerá às 17h no Palácio do Planalto, e precedendo isso, está previsto um anúncio por parte de Lula sobre a suspensão do pagamento da dívida estadual com o governo federal.
As chuvas sem precedentes no Rio Grande do Sul resultaram em mais de 140 mortes até agora. As inundações atingiram diversas regiões, danificaram estradas e levaram ao fechamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o principal do estado.
Durante visitas anteriores ao estado, o presidente anunciou um pacote de quase R$ 51 bilhões, que inclui a antecipação de benefícios e linhas de crédito a juros reduzidos. Além disso, estão sendo preparadas para esta semana novas medidas financeiras para apoiar diretamente as vítimas do desastre, com um auxílio financeiro atualmente sob análise pelas equipes técnicas do governo.
Há também a possibilidade de uma nova visita de Lula ao Rio Grande do Sul, especialmente após um novo fim de semana de chuvas que elevaram o nível do Guaíba na região metropolitana.