A manifestação do presidente Lula, admitindo que avalia a criação do Ministério da Segurança Pública, feita ontem, não é novidade para os leitores do Jornal de Brasília.
Desde o mês passado, o nosso colunista Vladimir Porfírio antecipou os bastidores da movimentação pela criação do novo ministério, resultado da divisão do Ministério da Justiça.
Lula já vem citando criar ministério exclusivo para Segurança Pública em meio à escalada da violência
Em outubro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já demonstrava interesse em criar um ministério exclusivo para a Segurança Pública. Na época, o país enfrentava uma grave crise na Bahia e no Rio de Janeiro, o que reacendeu debates sobre o papel do governo federal na área. Durante uma transmissão ao vivo, Lula disse que ainda “pensava nas condições” para a criação da nova pasta e refletia sobre como ela interagiria com as estruturas de segurança dos estados.
A ideia surgiu em meio à pressão política sobre o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que resistia à divisão do ministério. Integrantes do PT defendiam a separação como forma de demonstrar prioridade ao tema, mas a proposta não avançou naquele momento. Ainda assim, a fala de Lula em 2023 indicava o desejo de transformar a segurança pública em um eixo central de seu governo — movimento que agora ganha novo peso diante da intensificação da violência em várias regiões do país.
 
										 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
                         
							 
							 
							 
							