Ricardo Lewandowski, jurista de 75 anos e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), é o novo ministro da Justiça e da Segurança Pública. Ele ocupa o lugar de Flávio Dino, que vai para o STF.
Ele era o nome favorito do presidente Lula, que o indicou ao STF em 2006, em seu primeiro mandato. Ele assume o novo cargo no dia 1º de fevereiro.
Agora, com o nome de seu sucessor devidamente escolhido, Dino poderá ser nomeado no STF. Ele foi indicado ainda em novembro, mas o petista estava segurando a nomeação enquanto tentava convencer Lewandowski a assumir o cargo. O nome de Ricardo Cappelli, secretário-executivo da pasta, também foi cogitado.
Na rede social ‘X’, o presidente Lula comemorou o passo dado. “Ganha o Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Lewandowski, ganha a Suprema Corte com Flávio Dino e ganha o Brasil.”
Fico feliz porque o Lewandowski deixou a cadeira do STF, após anos de contribuição na Suprema Corte, e vai assumir o lugar do companheiro Flávio Dino, em 1° de fevereiro. Ganha o Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Lewandowski, ganha a Suprema Corte com Flávio Dino e…
— Lula (@LulaOficial) January 11, 2024