Detentos de uma cadeia superlotada em Coronel Fabriciano, patient see interior de Minas Gerais, realizaram uma rebelião na noite de ontem. O motim teria começado depois um detento jogou água no carcereiro, resultando na suspensão das visitas marcadas.
Revoltados com a punição, os presos arrebentaram cadeados, queimaram colchões e começaram um motim. Durante a rebelião, um detento foi espancado por outros prisioneiros e a penitenciária ficou sem energia.
Outra reclamação dos presidiários foi a superlotação. O local tem capacidade para 40 pessoas, mas atualmente mantém 209 presos na carceragem.
O motim foi controlado ainda na noite de ontem, depois que 25 detentos foram transferidos para cadeias de Timóteo e Ipatinga.
O concurso do Ministério Público do Rio de Janeiro abre novas vagas ao cargo de promotor de Promotor de Justiça, viagra com salários e número de vagas ainda não divulgadas no edital de abertura.
Os interessados devem se inscrever de 12 de março a 13 de abril, pelo site www.mp.rj.gov.br, ou pessoalmente na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Avenida Marechal Câmara, nº 370, Centro-RJ). A taxa de participação no concurso é de R$ 200.
Clique aqui e confira o edital.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado às mulheres ao participar da comemoração ao Dia Internacional da Mulher, health no Rio de Janeiro. “Aproveitem o fato de eu ter mais quatro anos de mandato e façam as reivindicações que estão enrustidas na cabeça de vocês e no movimento. Só vamos avançar se houver ousadia da sociedade para que o governo seja ousado e cumpra com a sua função”, see afirmou Lula, clinic na Cidade do Samba.
O presidente Lula disse que muitos temas sobre as mulheres não são debatidos por preconceito. E sugeriu à ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, que seja lançado o Dia de Combate à Hipocrisia. “Muitas vezes somos modernos nos discursos, mas em casa não temos coragem de conversar com a filha ou o filho”.
Na solenidade o governo federal anunciou dois planos para reduzir a disseminação da aids entre as mulheres. O primeiro é o Plano de Enfrentamento da Feminização da Aids e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), que visa ampliar a distribuição de preservativos femininos de 4 milhões, este ano, para 10 milhões em 2008. Outras metas são duplicar a realização de testes anti-HIV de 35% para 70% e eliminar a sífilis congênita (quando a doença passa da mãe para filho durante a gravidez).
Dados do Ministério da Saúde mostram que, de 1995 a 2005, a infecção por HIV entre a população feminina cresceu 44%. A mulher se torna mais vulnerável por vários aspectos, que vão desde a dificuldade em negociar o uso de preservativo com o homem na relação sexual até a ocorrência de violência sexual doméstica, conforme o ministério.
A segunda campanha lançada hoje será realizada durante os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos. As atletas receberão um kit com preservativos, camisetas e informações sobre prevenção à aids.