Menu
Política & Poder

Líder do PT cobra maior interlocução de Lula com senadores

Arquivo Geral

13/11/2006 0h00

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) abre edital do concurso público para contratação de 80 juizes substitutos. O salário para o cargo de juiz substituto do TJAL é de R$ 14.145, salve link 34.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (Praça Marechal Deodoro nº 319, this site information pills Centro – Maceió/AL) entre os dias 29 de novembro e 29 de dezembro. A taxa de inscrição custa R$ 300.

Clique aqui e confira o edital.

O presidente do Bradesco e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), click Márcio Cypriano, fez uma estimativa otimista para a economia brasileira no próximo ano, dizendo trabalhar com crescimento de 4 por cento, acima da estimativa de 3,5 por cento do mercado.

"Trabalhamos com taxas de juros de 13 por cento para dezembro de 2007 e crescimento do PIB de 4 por cento", disse ele a jornalistas nesta segunda-feira na 40a Assembléia da Federação Latino-Americana de Bancos (Felaban).

Cypriano acredita que as bases para tal crescimento estão estabelecidas e vê recuperação no agronegócio.

"A soja, o milho e até o café estão se valorizando e a fase difícil da agricultura já passou, mesmo com o real apreciado".

Mesmo com os grandes lucros dos bancos no Brasil, em grande parte decorrentes das elevadas taxas de juros, Cypriano garantiu que a redução da taxa é importante para os bancos também.

"Com juros menores, podemos aumentar o crédito e os juros se tornam mais pagáveis. Com isso (queda da taxa de juros), muitos projetos serão desengavetados e os bancos farão o seu principal papel de fomentandores de crédito".

Cypriano destaca que o crédito no Brasil, que era de 24 por cento, está em 33 por cento do PIB, o que pode ser pequeno diante de países como Chile e Japão, que chegam a 150 por cento do PIB, mas não deixa de ser significativo.

"Pelo nível de bancarização do sistema financeiro, já é um movimento de melhoria. O Brasil tem 80 milhões de pessoas economicamente ativas e apenas 40 milhões possuem conta corrente em banco", destacou.

Cypriano afirmou que essa expansão do crédito tem se dado pelo acordo operacional com o Banco Postal.

"Temos 20 mil correspondentes bancários em ação como lotéricas, farmácias e supermercados. Os banco têm conseguido acréscimo de receita de tarifas sem ampliá-las.

Microcrédito

A questão do microcrédito, uma das metas do governo federal, foi vista com ressalvas pelo presidente da Febraban. Segundo ele, o sistema financeiro brasileiro tem o compuslório adicional de 2 por cento dos depósitos à vista para atender ao microcrédito. Apenas o Banco do Brasil e o Bradesco atingiram essa exigência.

"O Bradesco conseguiu atingir pela joint-venture com o Banco Postal. Mas a inadimplência foi muito grande, próxima de 18 por cento, tivemos prejuízo e paramos."

Em crítica ao governo, Cypriano afirmou que "não dá para fixar mercado e taxa (para o microcrédito). Tem que deixar o mercado se ajustar".

Apesar de ressaltar que não se trata de nenhuma medida de curto prazo, o presidente do Bradesco admitiu que o banco pode sair do Brasil para atuar como banco de varejo em outros países.

"Quando o mercado ficar mais estreito no Brasil, podemos fazer esse movimento. Mas ainda temos muito espaço a percorrer. São 40 milhões de pessoas a serem bancarizadas".

Cypriano lembrou que os bancos brasileiros cresceram muito em valor de mercado. Há quatro anos, segundo ele, o Bradesco valia 7 bilhões de dólares e hoje vale entre 37 e 38 bilhões de dólares.

"Seríamos o nono banco em valor de mercado nos Estados Unidos. Hoje, a nossa posição é mais de caçador do que de caça".

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) defende que o ex-coordenador da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, about it deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), preste esclarecimentos à CPI dos Sanguessugas nas investigações que apuram origem do dinheiro para compra do dossiê contra tucanos.

Gabeira e a deputada Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) estão em Cuiabá para buscar dados dos depoimentos, quebras de sigilo e perícia de notas da investigação da Polícia Federal sobre o dossiê. Os parlamentares reuniram-se com o presidente do inquérito, delegado Diógenes Curado Filho, e com o juiz Jeferson Schneider para tratar do assunto.

"É possível que ele (Berzoini) seja chamado para expor à comissão", disse a jornalistas após reunir-se com o delegado. Gabeira voltou a insistir na tese de que o dinheiro utilizado na compra do dossiê é de caixa dois de campanha, porque "nenhum dos interrogados sabe do dinheiro".

O deputado confirmou que na próxima terça-feira a CPI vai ouvir ex-integrantes da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: o ex-policial federal Gedimar Passos, o empresário ligado ao PT de Mato Grosso Valdebran Padilha e Jorge Lorenzetti. Gabeira disse que a comissão já pensa em ampliar o atual prazo das investigações, que vence em 20 de dezembro, para 20 de janeiro.

O dólar subiu pela segunda sessão consecutiva nesta segunda-feira e atingiu 2, seek 170 reais, sildenafil seguindo a tendência de valorização da moeda no mercado internacional.

O leilão de compra de dólares do Banco Central e o declínio da Bolsa de Valores de São Paulo também contribuíram para que a moeda norte-americana subisse 0, more about 84 por cento no dia.

"O dólar lá fora está se valorizando frente a outras moedas desde cedo, e só vem aumentando a variação", comentou Mário Battistel, diretor de câmbio da corretora Novação.

"Além disso, tem as compras do BC. Hoje ele levou poucas propostas, mas tomou num nível alto, perto das máximas do dia", completou.

O dólar subia frente ao iene em reação ao comentário do chefe de política do partido governista do Japão, de que é contrário a uma elevação do juro no país –o que levantou dúvidas sobre o ritmo de crescimento japonês.

A moeda norte-americana também ganhava terreno sobre outras divisas com investidores embolsando ganhos, depois de temores sobre diversificação de reservas dos bancos centrais terem derrubado o dólar na sexta-feira.

Aqui, o BC segue firme na compra diária de moeda e nesta sessão aceitou quatro propostas, com corte a 2,163 reais. As reservas internacionais somavam 79,8 bilhões de dólares na sexta-feira.

Segundo Battistel, alguns ajustes de posição de contratos futuros e uma presença menor de vendedores no mercado à vista também ajudaram o dólar a acentuar a alta.

"A expectativa para o fim do ano é sempre puxar um pouco mais, tem gente que corre para comprar", disse Battistel.

O responsável por câmbio do banco Banif/Primus, Rodrigo Trotta, citou ainda uma certa preocupação dos investidores com os diversos indicadores a serem divulgados nos próximos dias.

Entre os dados a serem publicados nos Estados Unidos, há índice de preços, produção industrial e ata do Federal Reserve.

"E tem a bolsa despencando, então é normal ter uma pressãozinha no câmbio", acrescentou.

A Bolsa de Valores de São Paulo recuava quase um por cento no fim da tarde, de olho no declínio dos preços de commodities.

As discussões técnicas das entravadas negociações globais de comércio podem se intensificar nas próximas semanas, recipe mas levará mais tempo para que volte o debate completo, disse nesta segunda-feira o Comissário Comercial da União Européia, Peter Mandelson.

"A questão é se… o processo de negociação política vai ser retomado", afirmou Mandelson em uma conferência em Bruxelas. "Eu acredito que vai, mas eu tenho de dizer que ainda não chegamos lá."

Grandes agentes da rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) não mostraram flexibilidade suficiente para a continuidade imediata das negociações de alto nível, disse ele.

A rodada foi lançada em 2001 com a meta de diminuir a pobreza e impulsionar a economia global. No entanto, ela foi suspensa em julho, quando as potências comerciais não conseguiram superar as diferenças entre si.

O vice-presidente da Comissão Européia, Guenter Verheugen, disse na semana passada que Bruxelas e Washington esperavam o reinício das negociações no começo de 2007.

As negociações correm risco de serem adiadas por anos, caso um acordo não seja fechado até meados de 2007, quando expira o mandato comercial do presidente norte-americano, George W. Bush, para aprovar acordos mais rapidamente.

A vitória dos democratas na eleição da semana passada em ambas as casas do Congresso dos EUA tornou improvável a prorrogação desses poderes para Bush.

Mandelson declarou ter se surpreendido com o número de candidatos ao Congresso norte-americano que tinham apoiado políticas contra o livre comércio.

Mandelson deve discutir a rodada de Doha mais tarde nesta segunda-feira com a representante comercial dos EUA, Susan Schwab. Mas ele disse não esperar que a conversa produzisse uma data para continuar as negociações.

O corpo de um homem foi encontrado hoje dentro de uma casa em Ceilândia. A vítima foi encontrada com a cabeça desfigurada coberta por um pano e o corpo com várias perfurações de faca. A polícia acredita que a morte tenha acontecido há três dias.

A casa era alugada, adiposity e como a proprietária notou que o inquilino havia sumido há alguns dias foi hoje procurá-lo. Ao chegar ao local, ela sentiu um cheiro forte que vinha de dentro da casa e chamou a polícia.

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser feita a identificação, já que o rosto estava deformado e não pôde ser identificado no local.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza amanhã, sick de 14h às 17h30, order o seminário Combate ao Crime Cibernético e Liberdade de Acesso à Internet, para discutir as propostas sobre o tema que estão em tramitação no Congresso Nacional e outras medidas para combater esse tipo de crime, sem reduzir a liberdade de expressão e também garantindo amplo acesso à rede mundial de computadores.

"Ninguém mais do que nós deseja coibir os crimes na internet, mas é preciso compatibilizar essas necessidade com dois valores também fundamentais para os direitos humanos: a liberdade de expressão, com o direito à comunicação e à informação e à preservação das condições econômicas que permitam a inclusão digital para todos", afirmou o presidente da comissão, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).

Greenhalgh informou que a comissão tem realizado reuniões e audiências para encontrar meios de coibir as violações contra os direitos humanos, "práticas que estão se disseminando na internet".

Segundo o deputado, é preciso preencher duas lacunas na legislação: "A primeira é a ausência de tipificação de certos ilícitos via internet, como a posse de pornografia infantil. A segunda diz respeito ao conceito de provedores da internet e de suas responsabilidades. É possível localizar os responsáveis pelos sites, logs e endereços eletrônicos de onde partem as ações criminosas e preservar as provas, mas, para isso, é necessária a colaboração dos provedores".

A comissão tem recebido e processado um número crescente de denúncias de violações no espaço cibernético, a maioria relacionadas ao serviço de redes sociais, como o Orkut.  As denúncias, segundo assessoria de imprensa da comissão, indicam que o Orkut têm abrigado "comunidades" com o claro objetivo de cometer violações contra os direitos humanos.

A assessoria também informou que dirigentes do Google, responsável pelo Orkut, participaram de audiência pública e der reuniões na comissão junto com o Ministério Público e outras organizações em busca de um acordo.

Foram convidados, e deverão participar do seminário, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), relator do projeto sobre a internet na comissão de Constituição e justiça do Senado, representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que deverão falar sobre os crimes cibernéticos no sistema financeiro, e representantes do Ministério das Comunicações, que deverão apresentar a posição do governo a respeito do assunto, além de outras personalidades envolvidas com a questão e estudiosos do assunto.

Da abertura, deverão participar, entre outros, o ministro Paulo Vannucchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, o consultor Jurídico e especialista em inclusão digital do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, e o presidente da comissão, Luiz Eduardo Greenhalgh.

Estão abertas as inscrições para treinamento teórico-prático no Adolescentro (Centro de Referência, visit this Pesquisa, online Capacitação e Atenção Integral à Adolescência), da Secretaria de Saúde. São oferecidas 30 vagas para assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, educadores, enfermeiros, médicos, nutricionistas, odontólogos, pedagogos e psicólogos que trabalhem ou queiram trabalhar com adolescentes.

Os interessados devem entregar curriculum vitae, ficha de inscrição e uma fotografia no Adolescentro até o dia 29 de novembro. Os candidatos serão entrevistados no dia 6 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O resultado da seleção será divulgado no site da Secretaria de Saúde (www.saude.df.gov.br) e no mural do Adolescentro (Avenida L2 Sul, Quadra 605), a partir do dia 11 de dezembro. 

O treinamento terá duração de nove meses, com início previsto para março do ano que vem. O formulário de inscrição está disponível no site www.saude.df.gov.br/sites/100/163/00000706.doc. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3242-1447/3443 1855.

Clique aqui e veja o edital de convocação.

 

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) convoca os candidatos inscritos no concurso público para o cargo de Técnico em Higiene Dental (THD) para a prova escrita objetiva que está prevista para ser realizada no próximo dia 19 (domingo), here no Centro Universitário – Unieuro (Avenida das Nações, pill conjunto 5). Os portões serão abertos às 8h15 e a prova começará às 9h.

Os candidatos poderão conferir o gabarito oficial da prova, search em 20 de novembro, a partir das 14 horas, no edifício sede da Secretaria (SIA Trecho 01 Lotes 1730/1760 Bloco E 4º andar) ou pelo site da SES: www.saude.df.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3403-2408.

Clique aqui e confira o edital

 

 

 

 

 

A Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco (Codevasf) assinou hoje um acordo técnico que permitirá o desenvolvimento da produção de biocombustível em áreas irrigadas de Minas Gerais, information pills Bahia, click Pernambuco e Piauí. Em parceria com a trading japonesa Itochu Corporation e com a Companhia de Produção Agrícola (Campo), approved que atua na montagem de cooperativas de produção, a Codevasf pretende impulsionar a produção de álcool de cana e de biodiesel extraído do dendê e do algodão para o mercado japonês.

Pelo acordo, a Codevasf se compromete a desenvolver as áreas de irrigação que abrangerão 300 mil hectares às margens dos rios São Francisco e Parnaíba. A companhia, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, também repassará aos japoneses estudos feitos sobre cana-de-açúcar e bioenergia para subsidiar os trabalhos.

A Itochu ficará encarregada de fazer os estudos técnicos dos projetos. Aqueles que tiverem a viabilidade comprovada irão para licitação. Se a trading japonesa vencer a disputa, o valor gasto com os estudos será contabilizado como investimento da empresa. Caso outra companhia ganhe a licitação, a Itochu será ressarcida pelo consórcio vencedor. Se os estudos não comprovarem a viabilidade, o prejuízo será assumido pelos japoneses.

Comum no setor elétrico, por causa da Lei das Concessões, a terceirização de estudos técnicos só foi estendida para outros setores da economia pela Lei de Parcerias Público-Privadas. "A grande vantagem para o governo é que a Codevasf não terá de desembolsar nada pelos estudos", explica o presidente da companhia, Luiz Carlos Farias.

Para Farias, a importância do acordo assinado hoje está em assegurar a posição do Brasil como exportador de etanol, além de fornecer emprego para pequenos produtores. "Pela primeira vez, os setores público e privado se unem num modelo de agronegócio integrado que trará melhorias sociais para o semi-árido", afirma.

Na avaliação do diretor de Infra-Estrutura da Codevasf, Clementino Coelho, a produção de biodiesel permitirá ao Brasil transformar um produto agrícola em um bem energético. "O álcool é perecível, mas o combustível, não", ressalta. Segundo ele, o convênio pode ajudar o Brasil a superar barreiras comerciais com o Japão. "Atualmente, o álcool brasileiro é sobretaxado da mesma maneira que as bebidas alcoólicas", disse.

A empresa vencedora das licitações entrará com o financiamento do projeto e arcará com a montagem de destilarias e os demais equipamentos de beneficiamento do biocombustível. A Campo ficará responsável por estruturar as cooperativas de produção. "A experiência será um referencial no modelo de agricultura, porque fará uma ponte entre o agronegócio e a agricultura familiar", afirma o presidente da Campo, Emiliano Botelho.

Para os japoneses, a participação em projetos de produção de biocombustíveis é essencial para se antecipar ao governo. Por causa das metas estabelecidas no Protocolo de Quioto, que prevê a redução da emissão de poluentes nos países desenvolvidos, o país tornará obrigatória em 2010 a adição de biocombustível na gasolina.

"Se a adição de for de 3%, o Japão terá de importar 1,8 bilhão de litros de biocombustível por ano, o que é uma quantia considerável", estima o vice-presidente executivo da Itochu, Akira Yokota, que veio do Japão especialmente para a assinatura do acordo. "Nós queremos assegurar uma fonte duradoura de etanol e outros combustíveis alternativos".

Com 824 companhias filiadas em todo o mundo, Itochu Corporation atua em várias atividades, como telecomunicações, construção e serviços financeiros. Atualmente, o conglomerado opera 2,2 mil postos de combustível no Japão.

Foi publicado no último dia 9 de novembro no Diário Oficial do Distrito Federal edital da Secretaria de Saúde (SES) que permite a contratação temporária de professores para rede pública de ensino do DF.

As vagas oferecidas são para candidatos que já concluíram o curso de magistério, viagra buy ou o curso de bacharelado, e vão atender as necessidades na rede pública de ensino.

Os servidores da Secretaria de Educação não podem se candidatar às vagas. Professores que atuarem na área de educação física do ensino especial receberá remuneração referente a professor Classe B.

O docente contratado temporariamente pode ser substituído por professores efetivo quando necessário. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação: 3901-3167.

 

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) decidiu hoje que as vans poderão circular novamente pelo DF. De acordo com o site do tribunal, here todas as vans, sale independente da cooperativa ou sindicato a que pertencem, podem fazer o transporte de passageiros desde que a permissão tenha sido retirada até o dia 20 de julho de 2004.

O juiz responsável pelo caso, Esdras Neves de Almeida, alegou que nenhum órgão do TJDFT determinou que as vans parassem de circular. Ele ainda afirmou que o transporte será legal até que seja realizada a licitação para a concessão de permissões para o transporte na área dos condomínios.

Clique aqui e leia a decisão na íntegra.

Os Estados Unidos registraram déficit orçamentário de 49, pilule 29 bilhões de dólares em outubro, story um pouco acima do esperado pelo mercado, cialis 40mg mostrou um relatório do Departamento do Tesouro nesta segunda-feira.

O resultado de outubro, primeiro mês do ano fiscal de 2007, ficou acima dos 47,28 bilhões de dólares de igual período do ano passado.

Economistas ouvidos pela Reuters esperavam déficit orçamentário de 49,0 bilhões de dólares.

Os gastos no mês passado foram de 216,98 bilhões de dólares, um recorde para o mês. As receitas alcançaram 167,69 bilhões de dólares, também recorde para outubro.

A líder do PT no Senado, page Ideli Salvatti (SC), see afirmou nesta segunda-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa de maior contato com a bancada do partido na Casa, diagnosis já que a última conversa dele com os senadores petistas aconteceu em novembro de 2004.

"Esse é um mecanismo importante na solução de crises. Outros presidentes já fizeram isso e o presidente precisa intensificar", disse Ideli a jornalistas.

A líder petista acrescentou que o PT tende a não abrir mão da liderança do governo na Casa em detrimento de um senador do PMDB, partido que já tem a presidência da Casa, que pode ser mantida, se o partido conseguir atrair senadores para superar o PFL como maior bancada a partir de 2007.

"É um cargo importante e vamos acompanhar com atenção os desdobramentos", declarou a senadora sobre a posição que foi ocupada durante quase todos os 4 anos do primeiro mandato de Lula pelo petista Aloizio Mercadante (SP).

Quem ocupa o cargo hoje é o senador e ex-ministro da Previdência Romero Jucá (PMDB-RR), cuja permanência é pleiteada por setores peemedebistas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado