Menu
Brasília

Antes, a greve. Agora, uma pane trouxe transtornos aos passageiros do Metrô-DF

Arquivo Geral

11/04/2014 6h20

A greve dos metroviários está suspensa, mas isso não impediu que passageiros passassem por novos transtornos no percurso. Na manhã de ontem, um trem sofreu falha elétrica quando deixava a estação Águas Claras, sentido estação Terminal Central. Assustados, os passageiros quebraram as janelas e caminharam nos trilhos.

Na última quarta-feira, por conta da greve dos metroviários, houve problemas na estação de Ceilândia. O Metrô-DF alega que representantes do Sindmetrô-DF tentaram impedir que empregados que não aderiram à greve tivessem acesso aos postos de trabalho. A confusão provocou atraso de quase uma hora na liberação dos trens.

Irritados com a demora e a superlotação, passageiros acionaram o botão de emergência na estação Ceilândia Centro e quebraram vidros, cadeiras, lixeiras e extintores.

Novo encontro

Após uma reunião que durou quase quatro horas, os metroviários decidiram suspender a greve por 48 horas. Um novo encontro entre representantes do Metrô-DF e do Sindicato dos Metroviários está marcado para as 10h30 de hoje, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, ainda há algumas questões a serem debatidas.

Tratativas

Os metroviários reivindicam reajuste salarial de 10% e redução da jornada de trabalho de 8h para 6h. Esta é a segunda greve da categoria em menos de seis meses. Em outubro de 2013, o salário de piloto passou de R$ 2,4 mil para os atuais R$ 4,6 mil. Para este primeiro semestre, o governo teria assumido o compromisso de iniciar tratativas com a categoria para corrigir índices de inflação e benefícios.

 
Faixa exclusiva liberada
 O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) informa que, mesmo tendo sido anunciada a suspensão da greve dos metroviários por 48 horas, durando até hoje, as faixas exclusivas para ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) permanecerão liberadas para o tráfego de outros veículos, nos dois sentidos.
A liberação vair durar até que saia uma decisão definitiva sobre o fim da paralisação dos metroviários, o que deve ocorrer na reunião marcada para hoje.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado