O presidente da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal (Unafisco), Kleber Cabral, prestou depoimento à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (20) como investigado no Inquérito das Fake News, aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2019.
A oitiva, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, durou cerca de uma hora e foi realizada por videoconferência na tarde desta sexta-feira. O teor do depoimento está em segredo de justiça.
O depoimento ocorreu após Cabral conceder entrevistas à imprensa criticando uma operação da PF realizada na última terça-feira (17), que envolveu buscas e apreensões contra servidores da Receita Federal acusados de acessar ilegalmente informações de ministros do STF e de seus parentes.
Por determinação de Moraes, os servidores investigados estão sujeitos a diversas medidas cautelares, incluindo monitoramento por tornozeleira eletrônica, afastamento do exercício de função pública, cancelamento de passaportes e proibição de saída do país.
Em nota divulgada após a operação, a Receita Federal esclareceu que as buscas realizadas pela PF se basearam em informações fornecidas pelo próprio órgão.