Menu
Política & Poder

Juíza do TJDFT discute ageísmo e proteção aos idosos na TV Justiça

A magistrada Monize Marques destacou a necessidade de políticas públicas para garantir dignidade no envelhecimento da população idosa.

Redação Jornal de Brasília

19/02/2026 18h55

tjdft fachada

Foto: Divulgação

A juíza Monize Marques, coordenadora da Central Judicial da Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), participou de uma reportagem no Programa Repórter Justiça, da TV Justiça, veiculada em 13 de fevereiro. A matéria, intitulada “Ageísmo: preconceito contra a população idosa”, aborda o preconceito contra idosos que ocorre em instituições e prejudica a convivência social.

Com o crescimento da população idosa no Brasil, torna-se urgente o desenvolvimento de políticas públicas e agendas inclusivas para minimizar as vulnerabilidades enfrentadas por esse grupo no dia a dia. Em sua participação, a juíza Monize Marques destacou o trabalho pioneiro do TJDFT, em funcionamento desde 2007, que se destaca como o único tribunal do país com um comitê dedicado ao atendimento prioritário, diferenciado e interinstitucional à população idosa.

Segundo a magistrada, “envelhecer é o nosso maior ganho enquanto coletividade, ter a oportunidade de ter mais dias de vida é o maior ganho que a sociedade alcança, mas precisamos, também, ter qualidade de vida nesses dias que nos foram acrescentados. Então, é importante que a família consiga compreender o processo de envelhecimento como algo que precisa de cuidados, mas também que a sociedade e o Estado possam agir de forma a trazer mais proteção e dignidade para o envelhecimento”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado