O senador Jorge Viana (PT-AC) vai apresentar requerimento ao Ministério dos Transportes para que seja feita uma investigação sobre os estudos realizados para a construção da BR-364, única ligação rodoviária entre o Acre e o resto do Brasil.
A rodovia foi interditada por conta das cheias do Rio Madeira, que deixaram a estrada coberta por uma lâmina d’água de cerca de 80 centímetros de altura.
Jorge Viana disse esperar que, quando a enchente acabar, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (Dnit) reforme a estrada de modo a evitar que fique submersa novamente.
Jorge Viana observou que estudos são feitos quando há a possibilidade de transbordamento de um rio, e que, de posse do conhecimento do comportamento das águas, é feita a obra “com uma certa garantia” de que as águas de determinado rio não atingirão o leito da uma.
– É muito estranho que não se tenha as informações necessárias para estabelecer o leito da BR-364 – disse o senador.
Jorge Viana também vai enviar ao Ministério de Minas e Energia requerimento questionando se as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau são responsáveis pelo transbordamento do Rio Madeira. Ele disse que após conversar com técnicos está convencido de que não, mas considera importante que o governo dê uma resposta oficial e esclareça as pessoas que estão com dúvidas.