Menu
Política & Poder

Joaquim Barbosa anuncia que não será candidato à Presidência

Arquivo Geral

08/05/2018 10h40

Agência Brasil

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, informou que não será candidato à Presidência da República. O comunicado foi divulgado em sua conta pessoal no Twitter, na manhã desta terça-feira (8).

“Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal.”, escreveu Barbosa na rede social.

Filiado ao PSB, o ex-ministro nunca disputou uma eleição e ganhou notoriedade durante o julgamento do mensalão petista, em 2012. Barbosa apareceu em quarto lugar na pesquisa Datafolha, em abril, com 8% das intenções de voto.

Barbosa vinha mantendo suspense sobre a decisão de disputar ou não a Presidência da República. À revelia, o PSB já havia começado a montar uma estrutura de campanha e a procurar partidos para compor a chapa presidencial. Os dirigentes pessebistas avaliaram que era necessário antecipar a organização da legenda mesmo sem o aval do ex-ministro.

Esta não foi a primeira vez que o PSB pressionou Barbosa. Em abril, a bancada da legenda na Câmara divulgou manifesto público cobrando do ex-ministro contribuição para que a sigla possa “revigorar” projeto eleitoral apresentado em 2014, quando o partido teve candidatura própria ao Palácio do Planalto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado