Menu
Política & Poder

Irmão de senadora é preso após investigações por corrupção

As investigações se iniciaram após denúncia de exigência de propina por servidores da Codesa em contrato de locação de veículos

Redação Jornal de Brasília

12/05/2021 15h09

Foto: Agência Senado

O irmão da senadora Rose de Freitas (MDB-ED), Edward Freitas, foi preso nesta quarta-feira pela Polícia Federal. A operação Corsários investigava suposta organização criminosa na Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), entre 2015 e 2018, e onde Edward trabalhava. A suspeita é de fraudes nas licitações e desvio de recursos públicos de contratos fechados com a empresa.

Ao todo, foram vasculhados dez endereços ligados a senadora entre residências e empresas no Espírito Santo e Brasília. A operação foi autorizada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques e Luís Roberto Barroso.

As investigações se iniciaram após denúncia de exigência de propina por servidores da Codesa em contrato de locação de veículos. As apurações contaram com o auxílio da atual gestão da empresa, que informou que apenas em dois contratos estão sob auditoria, com possível desvio de R$ 9 milhões.

“As apurações revelaram a existência de uma verdadeira organização criminosa infiltrada na empresa pública, por meio da indicação de pessoas de confiança do grupo para postos chaves, permitindo dessa forma a interferência nos certames, o superfaturamento e desvio dos valores pagos nos contratos subsequentes”, explicou a PF em nota.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado