São Paulo, 03 – Os representantes de institutos de pesquisa que participaram na segunda-feira, 29, do Macro Vision, evento do Itaú BBA, apontaram a inflação dos alimentos como um tema que deve ser decisivo na corrida ao Palácio do Planalto no ano que vem.
Para Felipe Nunes, Ph.D. em ciência política e sócio-fundador da Quaest, o desempenho da economia como um todo – ou seja, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) – já não influencia tanto quanto antes no voto. Por outro lado, a aprovação do governo ficou mais sensível à inflação dos alimentos.
“Se não é mais é a economia, estúpido, a frase passou a ser é o supermercado, estúpido”, comentou Nunes durante o Macro Vision. “Acho fundamental acompanhar correlação da aprovação com a inflação”, acrescentou.
Na mesma linha, Marcelo Souza, estatístico e diretor do instituto de pesquisa MDA, ressaltou que os indicadores econômicos vão ser mais relevantes, incluindo os preços nos supermercados. Ele pontuou que serão econômicas muitas das bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tentativa de reeleição. “Acredito que economia vai ser preponderante”, comentou.
Souza ponderou, no entanto, que bons indicadores econômicos não são suficientes para garantir reeleição, já que os eleitores também estão atentos a temas como soberania nacional e confiança nas instituições.
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