Gabriela Echenique
Folhapress
O pedido do ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, para prestar um novo depoimento à PF (Polícia Federal) parece não abalar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
Ao Painel, ele disse manter a candidatura ao Senado, mesmo em meio à crise do Master. “Me afasto dia 28 de março”, disse à coluna.
Ibaneis foi um dos maiores defensores da compra do Master pelo banco estatal, no início de 2025. A compra, no entanto, foi barrada pelo BC (Banco Central). Apesar do avanço das investigações, Ibaneis Rocha disse estar “muito tranquilo”.
Em meio ao avanço das investigações envolvendo o banco de Daniel Vorcaro e a tentativa de compra da instituição pelo BRB (Banco de Brasília), ainda em janeiro, aliados de Ibaneis Rocha chegaram a colocar a candidatura dele em xeque.
Um aliado disse que, se for para perder, Ibaneis nem se candidata. Mas fontes próximas a ele têm dito que o emedebista segue disposto e que as pesquisas apontam favoritismo na disputa.
Nesta quarta-feira (18), o ex-presidente do BRB disse estar disposto a falar mais uma vez com os investigadores. A defesa diz que não discute delação premiada e que Costa está reunindo documentos para apresentar à PF.
Um dos pontos que serão levados por Paulo Henrique Costa é a venda de ações do banco estatal. A PF ainda apura a falsificação de documentos para sustentar que não houve irregularidade na compra de carteiras fraudadas do Master.