Menu
Política & Poder

Haddad considera “ótima” abertura de Trump ao diálogo com Lula

Ministro da Fazenda destaca importância de reunião com secretário do Tesouro dos EUA para preparar possível encontro entre líderes

Redação Jornal de Brasília

01/08/2025 20h25

haddad 10

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou como “ótima” a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se mostrou aberto a receber uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em declaração à imprensa na noite desta sexta-feira (1º), Haddad afirmou que o governo brasileiro também está disposto ao diálogo e que a iniciativa pode fortalecer as relações bilaterais.

Segundo o ministro, uma reunião com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, está sendo organizada, embora ainda sem data confirmada.

O objetivo do encontro é preparar o terreno para uma eventual conversa entre Lula e Trump, além de tratar de temas econômicos sensíveis, como o aumento de tarifas americanas sobre produtos brasileiros e sanções impostas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky. Haddad reforçou que o Brasil “nunca saiu da mesa de negociações”.

Mais cedo, em declaração na Casa Branca, Trump afirmou que Lula “pode ligar quando quiser” e declarou amor ao povo brasileiro, embora tenha criticado “as pessoas que estão comandando o Brasil”. O republicano, no entanto, não anunciou medidas concretas.

Haddad ressaltou que a reunião com Bessent será fundamental para esclarecer ao governo dos EUA o funcionamento do sistema judiciário brasileiro e combater desinformações.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado