Campo Grande (MS) recebeu, nesta quarta-feira (5), a quarta edição do Governo do Brasil na Rua, coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), com participação de 11 ministérios, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Caixa Econômica Federal e governos locais. O evento, realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) do Parque Lageado, na Rua Maria Del Horno Samper, 981, visa aproximar o Estado das necessidades das periferias urbanas.
Durante a abertura, autoridades reforçaram o compromisso do Governo Federal com a participação popular e a construção coletiva de políticas públicas. O ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos, destacou que o programa se consolida como instrumento permanente de diálogo. “Quando decidimos fazer o Governo do Brasil na Rua, não foi apenas para realizar uma plenária ou apresentar as políticas do governo, mas para escutar, ver a realidade, pisar no barro, sentir o calor de Campo Grande e, principalmente, encaminhar soluções”, declarou.
Boulos enfatizou que a iniciativa segue orientação direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de levar o governo para perto do povo. “Empresários e pessoas mais ricas já são ouvidos naturalmente. Agora, é a população que mais precisa ser ouvida”, afirmou. Após a cerimônia, o ministro participou do Fórum de Participação Social de Mato Grosso do Sul, no anfiteatro do CEU das Artes, reunindo vereadores, parlamentares, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais.
Ao longo do dia, a população acessou atendimentos como serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cadastro e acesso à conta Gov.br, orientações da Caixa Econômica Federal, ações para mulheres, inclusão digital, registro e microchipagem de animais, além de encaminhamentos em assistência social, trabalho e cidadania. O programa descentraliza o atendimento público, levando serviços essenciais às comunidades com maior demanda social.
A moradora Jaqueline Gabriela foi atendida no programa Simpatinhas, levando o cão Negão, os gatos Mingau e um felino resgatado para consulta veterinária, vacinação e microchipagem. “É muito importante mantê-los saudáveis”, disse. Ela destacou a novidade da ação na região: “Excelente essa iniciativa. Eu nunca tinha visto um atendimento com microchipagem, com toda essa estrutura e cuidado”.