Menu
Política & Poder

Garcia diz que PT discutiu coalizão com Lula, não cargos

Arquivo Geral

16/11/2006 0h00

O governo estadual manterá o número de vagas existentes para os médicos residentes no estado e convocará todos os aprovados no próximo concurso para ocuparem as vagas oferecidas, seek visit this site caso o aumento de 30% no valor da bolsa paga aos residentes seja aprovado. A promessa foi feita pelo governador paulitas Cláudio Lembo após reunião com representantes da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp). "Estamos tranqüilos, pharmacy dizendo a eles que da nossa parte está tudo absolutamente regula", afirmou Lembo.

Apesar das garantias do governo estadual, a presidente da Ameresp, Helena Lemos Petta, não confirmou o final da greve em São Paulo. Segundo ela, os médicos residentes que estão paralisados em todo o país devem reunir-se hoje a partir das 18 horas para tomar uma posição sobre a continuidade da greve. Os médicos residentes aguardam agora a votação do projeto de lei encaminhado ao Congresso, que determina o aumento de 30% no valor das bolsas. "Nós sabemos que o projeto foi protocolado em caráter de urgência urgentíssima em Brasília. Agora estamos aguardando esse posicionamento de Brasília".

De acordo com ela, o objetivo da reunião com o governador foi atingido. Petta explicou que a uma das maiores preocupações dos médicos residentes com relação ao estado de São Paulo era a de que, com a aprovação do aumento de 30% em Brasília, não houvesse o repasse sem corte de vagas. "Agradecemos imensamente ao governador por ter recebido o movimento e ter garantido que não haverá corte de vagas. Isso para nós era muito importante, porque sabemos que é a população quem vai acabar sofrendo se isso acontecer".

Os médicos residentes de São Paulo entraram em greve no último dia 8 para acompanhar a paralisação nacional iniciada no dia 1º. Eles reivindicam aumento de 53,7% no valor da bolsa residência, respeito às 60 horas semanais e ampliação das condições de trabalho. O salário atual de um médico residente é de R$1.479. O valor é fixado pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde. Os salários são pagos com recursos estaduais, municipais e alguns com recursos da iniciativa privada. A residência médica é uma especialização com duração variada, na qual os recém-formados optam por ingressar depois da faculdade.

Em todo o país existem 17 mil médicos residentes. Só em São Paulo são 6.500, dos quais 4.500 recebem a bolsa do Estado. Desses, 90% aderiram à greve em mais de 20 hospitais em todo o estado, segundo a presidente da Ameresp. Ela reforçou que o objetivo do movimento é mostrar à sociedade a realidade dos médicos residentes. "Queremos mostrar o que vêm passando os médicos residentes com relação às condições de trabalho, à carga horária excessiva e à falta de supervisão".

Os alunos da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) que desejarem renovar a matrícula para 2007 devem ficar atentos as datas. A renovação será de 5 a 8 de dezembro para quem for permanecer no mesmo horário. Aqueles que quiserem mudar de turmas a data será de 12 a 15 do mesmo mês.

Para renovar, information pills é preciso apresentar a carteirinha do 2º semestre de 2006, salve com a autorização do professor. O DAR só deve ser pago em 2007, quando é para ser apresentado com o atestado médico. As matrículas novas serão abertas a partir de 6 de fevereiro.

A coordenadora das escolinhas da SEL, professora Elizabeth Ribeiro, alerta que quem perder o prazo de renovação perderá a vaga. "É muito importante todos os alunos ficarem atentos as datas. Já fixamos cartazes em todo o complexo esportivo informando da renovação e os professores também estarão lembrando aos alunos. Fazemos a divulgação sempre com antecedência para o aluno se programar e garantir sua vaga para o próximo semestre". Mais informações na Secretaria de Esporte e Lazer: 3327-0454.

A Colômbia, viagra sale a Venezuela e o Brasil, nessa ordem, são os países que têm as mais altas taxas de assassinatos de jovens no mundo, mostrou um estudo divulgado hoje.

O "Mapa da Violência 2006 – Os jovens do Brasil", apresentado em Brasília pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), analisou e comparou a estrutura da mortalidade dos jovens do país e fez recomendações para ações públicas e privadas para combater as mortes de jovens.

"Entre 84 países do mundo, com sua taxa de 27 homicídios em geral para cada 100 mil habitantes, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking, atrás da Colômbia e com taxas quase iguais às de Rússia e Venezuela", afirmou o relatório da OEI.

"Entre os jovens a situação é mais grave. A taxa de 51,7 homicídios para cada 100 mil jovens, registrada em 2004, coloca o Brasil na terceira posição, depois de Colômbia e Venezuela", disse o levantamento.

Esse índice é de 30 a 40 vezes maior que as taxas de mortes juvenis de países como Inglaterra, França, Alemanha, Áustria e Egito.

O estudo, elaborado com base em dados oficiais, mostrou que a taxa de homicídios de jovens brasileiros entre 1994 e 2004 cresceu a um ritmo maior que o número de assassinatos entre a população total.

Em 2004, o Brasil contava com uma população jovem (entre 15 e 24 anos) de 36 milhões de pessoas, um pouco mais que 20% do total de habitantes.

"Mais de 20% da população jovem não estuda nem trabalha. Isso significa rua, bares, álcool, droga, transgressão de normas. Existe um jeito jovem de viver, mas também um jeito jovem de morrer", disse na apresentação do trabalho seu coordenador, Julio Jacobo Waiselfisz.

Segundo o levantamento da OEI com dados de 2004, os Estados mais violentos para os jovens brasileiros são Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A grande maioria dos jovens assassinados é de homens (93%) e negros.

O estudo constatou também que as mortes de jovens, seja por homicídios, acidentes de trânsito ou suicídios, aumentam consideravelmente nos fins de semana. Por isso, Waiselfisz recomendou a adoção de mais medidas públicas preventivas nesse período.

O assessor de comunicação da superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Roraima, visit this site Taylor Nunes, help informou que o analista ambiental Raimundo Cruz, que estava desaparecido após sofrer um atentado, foi encontrado hoje. Ele estava desaparecido em Caracaí, no baixo rio Branco, desde a última terça-feira, quando sofreu o ataque possivelmente de traficantes de tartarugas. O colaborador Josué Santos Cruz, que fazia parte da equipe, continua desaparecido.

"Por volta das 10 horas (horário local, duas horas a menos do que em Brasília), nosso servidor que está com GlobalSat (telefone via satélite) ligou para dizer que tinham encontrado o Raimundo Cruz bem, apenas com ferimentos leves na perna", relatou Nunes. Não há mais detalhes sobre o resgate, porque o telefone, além de não funcionar bem com tempo nublado, está com a bateria fraca.

Nunes informou ainda que policiais federais seguiram hoje para Caracaí, município que faz fronteira com o Amazonas. Eles reforçarão as investigações iniciadas ontem por policiais civis. De Boa Vista até o hotel de selva Ecotur, que está servindo de base para as operações de busca e resgate das vítimas, são cerca de 45 minutos de vôo. De lá até o local do conflito, gasta-se mais quatro horas de viagem em canoa motorizada.

A Companhia de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informou que quatro mergulhadores reforçam a procura por José Santos Cruz. O governo estadual cedeu dois aviões bimotores e um helicóptero para ajudar no resgate das vítimas. Por enquanto, apenas o casal Denaíde Monteiro e José Silva foram levados a Boa Vista.

Raimundo Cruz e José Santos Cruz faziam parte da equipe de sete pessoas que estava em Caracaraí para marcar as covas de tartarugas do tabuleiro (local de reprodução dos quelônios) de Santa Fé. Na terça-feira, por volta das 17h00 (horário local), cinco integrantes do grupo foram baleados por quatro homens, possivelmente traficantes de tartarugas. O atentado ocorreu quando eles estavam dentro da canoa, em direção à praia.

Das cinco vítimas, três pularam na água e conseguiram voltar ao acompamento. Raimundo Cruz também se atirou no rio, mas estava desaparecido. José Santos Cruz, que mora em Caracaraí e havia sido contratado temporariamente pelo Ibama, foi levado pelos agressores, junto com a canoa. "O José Silva contou que o José Santos foi o primeiro a receber os disparos. Ele teria sido atingido a queima roupa, a menos de dez metros de distância, por uma arma de caça. E teria caído no fundo da canoa, já sem vida", contou Nunes.

A captura da tartaruga amazônica é proibida, porque o animal está em risco de extinção. A superintendente do Ibama em Roraima, Nilza Baraúna, explicou que seu comércio ilegal aumenta no fim de ano, porque a carne de tartaruga é integra o cardápio regional das festas de Natal e Ano Novo. Por isso, o Ibama costuma fazer operações ostensivas de fiscalização nesse período. Mas a equipe que sofreu o atentado estava trabalhando apenas na identificação dos locais de desova dos quelônios, para posterior alocação dos filhotes em berçários, até que eles atingissem um tamanho suficiente para se protegerem sozinhos dos predadores naturais.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza no próximo sábado, rx dia 18, illness a VII Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele com atendimento gratuito à população, story em 180 postos espalhados por 24 estados brasileiros.

A campanha, que ocorre desde 1999, pretende incentivar a prevenção do câncer de pele com a orientação de como se proteger dos raios solares e de como identificar manchas e sinais suspeitos na pele. Se identificada precocemente, a doença, que atinge mais pessoas acima de 65 anos, tem 98% de cura. Mais informações pelo serviço de telemarketing gratuito da SBD: 0800-707 7494.

No Distrito Federal o a campanha atenderá no dia 18, das 9h às 15h, nos seguintes locais:

– Posto de Saúde nº 8 do Gama. Telefone 3556-1366.
– Hospital Universitário de Brasília (HUB) L2 Norte, quadra 602. Telefone 3448-5415.

 

Sob risco de encolher na Esplanada dos Ministérios no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, generic o PT se reuniu nesta quinta-feira com o presidente para discutir a futura coalizão governista e não para negociar cargos, viagra buy disse o presidente do partido, this site Marco Aurélio Garcia.

Quando Lula foi eleito, os petistas tinham cerca da metade dos ministérios, além da presidência da Câmara dos Deputados, onde o PT era o partido com mais parlamentares. No segundo governo do petista, o PMDB disputa o papel de protagonista no primeiro escalão e as presidências das duas casas do Congresso.

"Não viemos discutir questões de varejo político, mas discutir grandes orientações do segundo mandato", disse Garcia depois do encontro do presidente reeleito com o conselho político petista.

"O PMDB para nós não é um problema. É uma grande solução e é assim que nós queremos que o nosso governo venha a se constituir. É um governo de coalizão, com apoio do PMDB, e com os outros partidos da base aliada", completou o presidente do PT.

De acordo com Garcia, nenhum partido perde importância no governo de Lula caso venha a ter menos ministérios do que na primeira administração. PSB, PCdoB, PRB, PTB, PP e PR (antigo PL) também disputam cargos na Esplanada dos Ministérios.

"Tenho radical desacordo com essa visão geométrica dos senhores (jornalistas) a respeito de espaço. Espaço de um partido não se mede pelo número de ministérios ou pelo número de cargos. Se mede fundamentalmente pelo engajamento desse governo com a política", afirmou Garcia, emendando: "Nós nos sentimos plenamente representados".

O presidente do PT sinalizou que o Palácio do Planalto terá maior engajamento na eleição do presidente da Câmara dos Deputados, onde Lula gostaria de ver a reeleição do deputado Aldo Rebelo (PCdoB).

"O presidente poderá dar opinião, mas a decisão cabe exclusivamente aos parlamentares", ressalvou Garcia.

A crise política do primeiro mandato de Lula teve início com a perda da presidência da Câmara em 2005, quando o PT se dividiu entre dois candidatos e facilitou a vitória do então deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), que viria a renunciar mais tarde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado