Menu
Política & Poder

Gabeira quer ouvir Ricardo Berzoini na CPI dos sanguessugas

Arquivo Geral

13/11/2006 0h00

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) abre edital do concurso público para contratação de 80 juizes substitutos. O salário para o cargo de juiz substituto do TJAL é de R$ 14.145, salve link 34.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (Praça Marechal Deodoro nº 319, this site information pills Centro – Maceió/AL) entre os dias 29 de novembro e 29 de dezembro. A taxa de inscrição custa R$ 300.

Clique aqui e confira o edital.

O presidente do Bradesco e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), click Márcio Cypriano, fez uma estimativa otimista para a economia brasileira no próximo ano, dizendo trabalhar com crescimento de 4 por cento, acima da estimativa de 3,5 por cento do mercado.

"Trabalhamos com taxas de juros de 13 por cento para dezembro de 2007 e crescimento do PIB de 4 por cento", disse ele a jornalistas nesta segunda-feira na 40a Assembléia da Federação Latino-Americana de Bancos (Felaban).

Cypriano acredita que as bases para tal crescimento estão estabelecidas e vê recuperação no agronegócio.

"A soja, o milho e até o café estão se valorizando e a fase difícil da agricultura já passou, mesmo com o real apreciado".

Mesmo com os grandes lucros dos bancos no Brasil, em grande parte decorrentes das elevadas taxas de juros, Cypriano garantiu que a redução da taxa é importante para os bancos também.

"Com juros menores, podemos aumentar o crédito e os juros se tornam mais pagáveis. Com isso (queda da taxa de juros), muitos projetos serão desengavetados e os bancos farão o seu principal papel de fomentandores de crédito".

Cypriano destaca que o crédito no Brasil, que era de 24 por cento, está em 33 por cento do PIB, o que pode ser pequeno diante de países como Chile e Japão, que chegam a 150 por cento do PIB, mas não deixa de ser significativo.

"Pelo nível de bancarização do sistema financeiro, já é um movimento de melhoria. O Brasil tem 80 milhões de pessoas economicamente ativas e apenas 40 milhões possuem conta corrente em banco", destacou.

Cypriano afirmou que essa expansão do crédito tem se dado pelo acordo operacional com o Banco Postal.

"Temos 20 mil correspondentes bancários em ação como lotéricas, farmácias e supermercados. Os banco têm conseguido acréscimo de receita de tarifas sem ampliá-las.

Microcrédito

A questão do microcrédito, uma das metas do governo federal, foi vista com ressalvas pelo presidente da Febraban. Segundo ele, o sistema financeiro brasileiro tem o compuslório adicional de 2 por cento dos depósitos à vista para atender ao microcrédito. Apenas o Banco do Brasil e o Bradesco atingiram essa exigência.

"O Bradesco conseguiu atingir pela joint-venture com o Banco Postal. Mas a inadimplência foi muito grande, próxima de 18 por cento, tivemos prejuízo e paramos."

Em crítica ao governo, Cypriano afirmou que "não dá para fixar mercado e taxa (para o microcrédito). Tem que deixar o mercado se ajustar".

Apesar de ressaltar que não se trata de nenhuma medida de curto prazo, o presidente do Bradesco admitiu que o banco pode sair do Brasil para atuar como banco de varejo em outros países.

"Quando o mercado ficar mais estreito no Brasil, podemos fazer esse movimento. Mas ainda temos muito espaço a percorrer. São 40 milhões de pessoas a serem bancarizadas".

Cypriano lembrou que os bancos brasileiros cresceram muito em valor de mercado. Há quatro anos, segundo ele, o Bradesco valia 7 bilhões de dólares e hoje vale entre 37 e 38 bilhões de dólares.

"Seríamos o nono banco em valor de mercado nos Estados Unidos. Hoje, a nossa posição é mais de caçador do que de caça".

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) defende que o ex-coordenador da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, about it deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), preste esclarecimentos à CPI dos Sanguessugas nas investigações que apuram origem do dinheiro para compra do dossiê contra tucanos.

Gabeira e a deputada Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) estão em Cuiabá para buscar dados dos depoimentos, quebras de sigilo e perícia de notas da investigação da Polícia Federal sobre o dossiê. Os parlamentares reuniram-se com o presidente do inquérito, delegado Diógenes Curado Filho, e com o juiz Jeferson Schneider para tratar do assunto.

"É possível que ele (Berzoini) seja chamado para expor à comissão", disse a jornalistas após reunir-se com o delegado. Gabeira voltou a insistir na tese de que o dinheiro utilizado na compra do dossiê é de caixa dois de campanha, porque "nenhum dos interrogados sabe do dinheiro".

O deputado confirmou que na próxima terça-feira a CPI vai ouvir ex-integrantes da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: o ex-policial federal Gedimar Passos, o empresário ligado ao PT de Mato Grosso Valdebran Padilha e Jorge Lorenzetti. Gabeira disse que a comissão já pensa em ampliar o atual prazo das investigações, que vence em 20 de dezembro, para 20 de janeiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado