Menu
Política & Poder

Franklin Martins aceita convite de Lula e deverá assumir comunicação do governo

Arquivo Geral

23/03/2007 0h00

Realizado em parceria com o Comitê Gestor da Internet, page sale o levantamento traçou o perfil dos usuários de internet e telefone celular, approved o estudo mostra que o principal impedimento apontado pelos entrevistados é justamente a impossibilidade de acesso ao computador, seja ele em telecentros públicos, organizações não-governamentais, no trabalho ou acesso privado nas residências. O argumento foi mencionado por 37,2% dos entrevistados. Entre os estudantes, o percentual dos que deixam de usar a internet para realizar trabalhos escolares por falta de computador passa de 50%.

Regionalmente, a pesquisa do IBGE revelou disparidade na utilização da internet. O maior percentual de usuários foi observado no Sudeste (26,3%), enquanto o Norte e Nordeste tiveram o menor número de internautas (12% e 11,9%, respectivamente). O índice mais alto de usuários entre as unidades da federação foi registrado no Distrito Federal, que chegou a 41,1% da população acima de 10 anos.

Em relação ao uso do telefone celular, o levantamento do IBGE mostrou que 36,7% das pessoas com mais de 10 anos de idade, possuíam o equipamento em 2005. A população com idade entre 25 e 29 anos é a que mais utiliza o serviço. Até a faixa os 24 anos o percentual de usuários de celular é maior entre as mulheres, depois dessa idade a situação se inverte.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, o perfil do usuário de celular não é tão jovem quanto o da internet e está mais relacionado com a ocupação profissional do que com a educação. “Não existe tanta escolaridade, o uso do celular é muito mais fácil do que o da internet. O valor do bem é menor do que o do computador. Ele é muito utilizado, por exemplo, por pessoas ligadas a serviços domésticos, ou no transporte, por taxistas”, destacou.

As regiões Sul e Centro-Oeste são as que apresentam o maior número de usuários de telefonia móvel, enquanto o Nordeste tem o menor percentual. A pesquisa do IBGE foi realizada em 140 mil domicílios brasileiros e os resultados serão utilizados para nortear a execução de políticas públicas do governo federal na área de tecnologia da informação e comunicação.

Leia também:
» Pesquisa do IBGE aponta que 32,1 milhões de brasileiros usaram a internet em 2005

O Ministério Público ajuizou ação penal contra Canhedo pelo descumprimento de ordem judicial. A denuncia contra o empresário foi oferecida pela Promotoria Especial Criminal do Ministério Público do Distrito Federal (MPDF) pelo descumprimento de ordens judiciais que determinavam a venda de passes estudantis para alunos de cursos técnicos e para aqueles que declarassem o endereço de próprio punho, pharmacy com desconto de dois terços do valor integral da tarifa.

As recomendações foram feitas desde novembro de 2005, prescription pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão do MPDF para que Canhedo cumprisse as decisões judiciais. O empresário já recorreu da decisão, e caso seja mesmo condenado pode cumprir a pena em regime aberto.

 

Martins terá status de ministro e responsabilidades que devem abranger as relações do governo com a imprensa, generic incluindo a publicidade, website like this e a formação de uma rede nacional pública de televisão. Atualmente, essas responsabilidades estão pulverizadas entre órgãos como a Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República e a Secretaria de Comunicação Institucional da Secretaria-Geral da Presidência.

Franklin informou, ainda, que não assumirá o papel de porta-voz da Presidência da República. Não houve, até o momento, manifestação oficial de integrantes do governo sobre maiores detalhes dessa nova pasta.

Franklin Martins, conforme ele mesmo conta em seu site pessoal na internet, participou da militância política de esquerda nos anos 60. Foi preso político e atuou na luta armada durante a ditadura, após o AI-5, em 1968. Em setembro de 1969, participou do grupo ligado à Ação Libertadora Nacional e o Movimento Revolucionário 8 de Outubro que seqüestrou o embaixador norte-americano Charles B. Elbrick, com o objetivo de forçar os ditadores militares a libertar presos políticos.

Viveu exilado em Cuba, no Chile e na França. Em 1977, voltou clandestino ao Brasil e, após a Anistia, em 1979, retomou a carreira jornalística, trabalhando em diversas publicações.  Nos anos 90, passou a atuar como comentarista político na Rede Globo de TV. Atualmente, trabalha na Rede Bandeirantes de TV.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado