Menu
Política & Poder

Foragido nos EUA, Ramagem depõe ao STF por vídeo e nega uso ilegal da Abin

Ramagem negou em depoimento remoto ao STF o uso indevido da Agência Brasileira de Inteligência para monitorar adversários de Jair Bolsonaro

Redação Jornal de Brasília

06/02/2026 16h47

alexandre ramagem pl rj abin 1000x530

Foto: Agência Senado

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem, foragido nos Estados Unidos, prestou depoimento por videoconferência ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (5), em ação penal relacionada à trama golpista.

Ramagem foi ouvido na parte da ação que estava suspensa e voltou a tramitar após ele perder o mandato parlamentar em decorrência da condenação a 21 anos de prisão por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Durante o depoimento, o ex-deputado reafirmou declarações prestadas anteriormente no processo principal e negou o uso ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da qual foi diretor, para monitorar adversários do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O mandato de Ramagem como deputado federal suspendeu temporariamente as acusações por crimes ocorridos após sua diplomação, em dezembro de 2022, incluindo dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Essa suspensão é prevista na Constituição para parlamentares.

Com a perda do mandato, declarada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados no final do ano passado devido à condenação criminal, Ramagem voltou a responder por esses crimes e pode ser condenado novamente.

Em setembro do ano passado, Ramagem fugiu do país para evitar o cumprimento da pena, apesar de proibição do STF para sair do território nacional. Segundo a Polícia Federal, ele cruzou a fronteira com a Guiana e embarcou para os Estados Unidos utilizando passaporte diplomático, que não havia sido apreendido. As informações foram retiradas da Agência Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado