Menu
Política & Poder

Flávio Bolsonaro reafirma pré-candidatura e descarta recuo em 2026

Senador diz que decisão é definitiva, nega racha no bolsonarismo e trabalha por unidade do grupo

Redação Jornal de Brasília

15/01/2026 11h24

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) reiterou nesta quinta-feira que é pré-candidato à Presidência da República e afirmou que a decisão é irreversível. Segundo ele, não existe qualquer possibilidade de mudança de rumo. Flávio disse que seguirá atuando para consolidar sua candidatura e buscar apoio político.

A declaração foi dada em frente à Polícia Federal, em Brasília, após visita ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso. Flávio negou haver divisão no campo bolsonarista e afirmou manter diálogo com aliados. Disse ainda respeitar o “tempo de cada um” dentro do grupo político.

O anúncio de sua pré-candidatura gerou reação negativa em parte do mercado financeiro, que via com melhores olhos o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A avaliação de agentes econômicos é que Flávio teria mais dificuldade de atrair eleitores de centro. Isso, na visão do mercado, facilitaria uma eventual reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta semana mostrou Flávio numericamente à frente de Tarcísio em um cenário de primeiro turno. No entanto, ambos apresentam desempenho semelhante contra Lula, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Jair Bolsonaro cumpre pena superior a 27 anos por tentativa de golpe de Estado e permanece inelegível até 2030 por decisões do Tribunal Superior Eleitoral e do STF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado