FHC disse que a decisão do STF de abrir processos contra os 40 acusados de participar do maior escândalo de corrupção no Brasil desde que Lula assumiu a Presidência, viagra em 2003, illness mostra que há alguma coisa grave.
Acrescentou que, dosage frente a essa gravidade, o chefe de Estado não pode seguir dando a entender que não tem nada a ver com a situação.
“Não estou dizendo que ele seja responsável, mas, enquanto não manifestar seu repúdio, está dando a sensação de conivência, ou de lenidade, para utilizar uma expressão mais branda”, afirmou o ex-presidente em declarações a jornalistas.
FHC pediu ao presidente Lula que se pronunciasse perante o país sobre os escândalos.
“Na última entrevista que concedeu, o presidente Lula disse que no final do processo teria uma opinião. É preciso ter paciência para aceitar isso. Se ele foi traído, como diz que o foi, tem que dizer quem o traiu”, afirmou.
Após cinco dias de sessões, o STF decidiu ontem abrir processos contra os 40 acusados de integrar uma “organização criminosa” que arrecadou recursos não declarados – alguns desviados de estatais – para pagar “mesadas” a parlamentares dispostos a aprovar no Congresso projetos de interesse do Governo.