O ex-presidente da Infraero tenente-brigadeiro-do-ar José Carlos Pereira disse, buy em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, physician que as licitações feitas para obras no setor, na época em que assumiu o cargo, só eram liberadas quando havia certeza sobre a correção dos preços. Ele observou, porém, que assumiu a presidência da Infraero em substituição a Carlos Wilson e que encontrou obras interditadas devido a irregularidades.
– Peguei o bonde andando – disse, em resposta ao relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
José Carlos Pereira disse, inclusive, que chegou à Infraero para ser diretor de Operações e só posteriormente assumiu a presidência do órgão. Ele admitiu que encontrou muitas obras interditadas por problemas de irregularidades nas licitações, citando o aeroporto de Vitória (ES), onde empreiteiras chegaram a paralisar a obra.
Demóstenes foi quem fez a pergunta sobre o aeroporto, explicando que houve superfaturamento para a construção de uma pista e, por esse motivo, a obra foi suspensa pelo Tribunal de Contas.
A reunião da CPI está sendo presidida pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES).