Quinto vereador mais votado de São Paulo, com 89 mil votos, o coronel Paulo Telhada (PSDB) fez campanha nesta quarta-feira (10) ao lado do candidato de seu partido à Prefeitura, José Serra. Telhada se elegeu com o lema “bandido bom é bandido morto”, sob a fama adquirida nos tempos em que foi comandante da Rota, a tropa de elite da Polícia Militar paulista.
Durante caminhada na zona oeste, o coronel posou para fotos com eleitores e ouviu de seus admiradores que criminosos “devem ser mortos mesmo”. Três policiais reconheceram o ex-comandante e bateram continência. “A população sente carência da figura de um herói. Fico feliz quando sou tratado assim”, disse.
Telhada matou 36 suspeitos de crimes na carreira e afirma que todas as mortes ocorreram em confrontos, “dentro da lei”. “Dizem que eu sou violento. Eu sou um cara hiper, mega, super, hiper, mega tranquilo”, declarou.
Mais tarde, o candidato a prefeito defendeu o trabalho de Telhada no comando da Rota, em sua gestão no Estado. “Foi um homem muito competente, seguindo as orientações do governo: uma política firme que respeita os direitos humanos”, disse.
Telhada negou que tenha ameaçado o repórter André Caramante, da Folha de S. Paulo, que deixou a cidade com a família após receber mensagens de policiais. “Nós tivemos uma desavença e eu pedi uma coisa que todo mundo faz: ‘Pessoal, manda carta pro jornal, de desagravo’. Eu não devo nada, não temo nada.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo