Menu
Política & Poder

Ex-braço direito de Ramagem na Abin é nomeado coordenador na PF

O delegado Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho exercerá o cargo de coordenador do Comando de Aviação Operacional, ligado à Diretoria-Executiva

Redação Jornal de Brasília

28/10/2023 8h05

Foto: Evaristo Sá/ AFP

DANIELLE BRANT
BRASÍLIA, DF, (FOLHAPRESS)

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, nomeou no início do mês para uma função de coordenação o ex-braço direito de Alexandre Ramagem, diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

O delegado Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho exercerá o cargo de coordenador do Comando de Aviação Operacional, ligado à Diretoria-Executiva da PF.

No governo Bolsonaro, ele chefiou o Centro de Inteligência Nacional (CIN), que chegou a ser apontado como uma espécie de “Abin Paralela”.

A portaria que confirma a nomeação é do dia 11 de outubro e foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.

Antes de ser diretor-adjunto da Abin de Ramagem, Coelho ocupou cargo de assessor especial na Secretaria de Governo da Presidência sob Jair Bolsonaro (PL).

Interlocutores dizem que Coelho é um nome de confiança de Rodrigues. Trabalhou com o atual diretor-geral na Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos).

Procurada, a Polícia Federal informou que o delegado “tem larga experiência profissional e é piloto formado pela Coordenação do Comando de Aviação Operacional”.

Ainda segundo a PF, ele foi lotado na Coordenaçao entre 2006 e 2013, tendo exercido cargos de chefia no período.

A nomeação ocorreu alguns dias antes de a Polícia Federal deflagrar operação para investigar o uso irregular de um sistema secreto de monitoramento de geolocalização de celulares pela Abin durante o governo Bolsonaro.

O software teria sido utilizado contra jornalistas, políticos e adversários do presidente sobretudo na gestão de Ramagem à frente da Abin.

Procurado, o Ministério da Justiça não se manifestou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado