A Polícia Federal iniciou o dia cumprindo mandados de busca e apreensão contra deputados, blogueiros e outras personalidades apoiadoras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os alvos são suspeitos de produzir e disseminar notícias falsas e ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação foi deflagrada após ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes. Os alvos, como a ativista Sara Winter, se manifestaram:
“Bateram aqui às 6h da manhã a mando do Alexandre de Moraes. Levaram meu celular e notebook. Estou praticamente incomunicável! Moraes, seu covarde, você não vai me calar!”, contou Sara, em seu Twitter.
https://twitter.com/_SaraWinter/status/1265607744532422664
O deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) afirmou que a operação tem intuito de “criminalizar a liberdade de expressão”.
Polícia Federal no meu gabinete: a perseguição do inquérito inconstitucional 4.781 estabelecido pela ditatoga com o intuito de criminalizar a liberdade de expressão e a atividade parlamentar. pic.twitter.com/IwP1jkFBow
— Douglas Garcia (@DouglasGarcia) May 27, 2020
O músico e humorista Rey Bianchi se defendeu após a operação. “Sou honrado, íntegro, e a verdade está ao meu lado”.
https://twitter.com/GTabacow/status/1265579951316762624
O youtuber Enzo Momenti demonstrou revolta, atacou Alexandre de Moraes com palavras de baixo calão e afirmou desejar que a ação da PF “fique para a história”.
https://twitter.com/EnzuhOficial/status/1265594249971675139
Em nota, Luciano Hang disse que tem a consciência tranquila de que jamais atentou contra os ministros do STF ou contra a instituição. “Nada tenho a esconder, uma vez que tudo o que falo está nas minhas redes sociais e é de conhecimento público.”
Investigados
Além dos alvos citados acima, a PF fez buscas e apreensões contra os seguintes nomes:
- Luciano Hang, empresário (SC)
- Roberto Jefferson, ex-deputado federal (RJ)
- Winston Lima, blogueiro (DF)
- Edgard Corona, empresário (SP)
- Edson Pires Salomão (SP)
- Marcos Belizzia (SP)
- Otavio Fakhouri (SP)
- Rafael Moreno (SP)
- Rodrigo Barbosa Ribeiro (SP)
Deputados ouvidos
Em determinação do ministro Alexandre de Moraes, definiu-se que serão ouvidos os seguintes deputados:
- Bia Kicis
- Carla Zambelli
- Daniel Lúcio
- Filipe Barros
- Geraldo Junio
- Luiz Phillipe de Orleans e Bragança
- Douglas Garcia
- Gildevânio Ilso
As buscas e apreensões ocorreram em Santa Catarina, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.