Menu
Política & Poder

Em Comissão da Câmara, sobram críticas à ação da polícia na USP

Arquivo Geral

06/12/2007 0h00

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara realizou nesta quinta-feira audiência pública para discutir ações da Polícia Militar (PM) de São Paulo em faculdades do estado. A atuação policial foi criticada pelos participantes, pills e as autoridades envolvidas foram convidadas, mas não compareceram.

Segundo o diretor do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), Walter de Andrade, a interferência da polícia na ocupação no prédio da faculdade mostra que há uma falta de diálogo entre os estudantes e a diretoria da instituição.

“Os estudantes e movimentos sociais fizeram uma ocupação pacífica no prédio da Faculdade de Direito da USP e foram tratados pelo Batalhão de Choque da PM. Isso mostra a dificuldade de diálogo democrático do diretor da faculdade em estabelecer [o diálogo] com os alunos”, afirmou Andrade.

A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, disse que o episódio na Faculdade de Direito da USP traz o debate sobre o tratamento dado aos movimentos sociais no Brasil e sobre a democratização da universidade pública.

“Os movimentos sociais ocuparam o Largo São Francisco justamente por saber que a faculdade de direito da Universidade de São Paulo é uma das maiores ilhas de exclusão que podemos ver dentro da universidade brasileira”, declarou Stump.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) considerou que a ação da polícia paulista é abusiva não só com universitários, mas com outros representantes de movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Eu tenho acompanhado em São Paulo os muitos problemas que estamos assistindo de uso da violência, da força desmedida e da criminalização dos movimentos sociais”, disse o parlamentar.

O deputado Pedro Wilson (PT-GO), que presidiu a audiência pública, informou que fará um novo convite às autoridades.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado