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Política & Poder

Em busca da boa imagem

Arquivo Geral

30/12/2013 11h03

Apesar de a legislação vetar a divulgação de atos do governo que mirem a promoção pessoal, diferentes ministros que serão candidatos no ano que vem usam canais oficiais para expor seus nomes e suas imagens.

A reportagem acompanhou diariamente, de 12 de novembro a 15 de dezembro, o site de cinco ministérios cujos titulares deverão participar da disputa eleitoral: Casa Civil, Cidades, Saúde, Turismo e Desenvolvimento. A intensidade muda em cada caso, mas todos tiveram algum tipo de exposição pessoal nos canais das pastas.

Por exemplo: Gleisi Hoffmann (Casa Civil), pré-candidata do PT ao governo do Paraná, e Aguinaldo Ribeiro (Cidades), cotado para disputar o governo da Paraíba ou uma vaga no Senado pelo PP, são sempre destaque nas fotografias no site de suas pastas.

O que diz a lei

Pela Constituição, a publicidade dos atos do governo deve ter caráter informativo, “dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”. A lei não especifica, porém, qual seria o limite aceitável para que a exposição das autoridades não caracterize promoção pessoal.

O advogado Alberto Rollo, especialista em direito eleitoral, afirma que a exposição da imagem e do nome dos ministros nos canais de divulgação do governo contraria os princípios que devem pautar a administração pública. “Atenta contra o princípio da impessoalidade”, diz Rollo. “É caso de o Ministério Público entrar com uma ação civil pública para impedir que isso continue acontecendo”, afirmou. 

Redes sociais

A reportagem também acompanhou, no mesmo período, os perfis dos cinco ministérios em três redes sociais. 

O ministro Alexandre Padilha (Saúde), pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, está em mais da metade dos vídeos publicados por seu ministério no YouTube. Além disso, Padilha é nominalmente citado em uma em cada quatro mensagens no Twitter oficial da pasta.

No Facebook, quem mais aparece é Aguinaldo Ribeiro, que tem a imagem ou o nome divulgados em 9 das 22 publicações de novembro (41%). Também pré-candidatos, Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e Gastão Vieira (Turismo) tiveram exposição mais discreta.

A vitrine para 2014
 
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, usa seu perfil no Twitter para se referir ao seu estado. No período, houve 27 menções ao Paraná e seis à capital, Curitiba. Não há menções a outros estados. Há mensagens como: “Ministra Gleisi e prefeitos, durante entrega de caminhões a municípios do Paraná” e “Ministra Gleisi no Encontro Estadual de Cooperativas Paranaenses, em Curitiba”, acompanhadas por fotos. No YouTube da pasta, a ministra aparece em 100% dos vídeos.
 
Prestação de contas como justificativa
 
Os ministérios negam promoção pessoal dos titulares. Para a Casa Civil, “é natural que, por ser chefe da pasta, a ministra Gleisi Hoffmann seja citada nos canais de divulgação”. Sobre as imagens dela no site e em redes sociais, disse que “representam o trabalho” da pasta. A respeito das referências ao Paraná no Twitter, afirmou não ser responsável pelas publicações no microblog.
 
O Ministério das Cidades informou que o objetivo é prestar contas à sociedade e que “o ministro Aguinaldo Ribeiro aparece, em todas as situações, como gestor público e dirigente máximo do órgão nas áreas de atuação”. Sobre a participação dele em ações de outra pasta, disse tratar-se de “atividade de governo que teve a participação de outros ministros em prol do Mais Médicos”. A pasta não comentou as referências ao estado do ministro.
 
O ministério da Saúde afirmou utilizar os canais da pasta para “promover a saúde pública e dar transparência às ações”.
Já o ministério do Turismo disse que “não fica caracterizada a superexposição da imagem ou do nome do ministro Gastão Vieira” e que segue o princípio da impessoalidade.
 
O Ministério do Desenvolvimento não se manifestou sobre a atuação e imagem do ministro.
 
Saiba Mais
 
Alguns dos ministros-candidatos também usaram as últimas semanas na Esplanada para enfatizar ações do governo em seus redutos eleitorais, mesmo que não tenham relação com sua pasta.
Em 6 de dezembro, por exemplo, o site do Ministério das Cidades destacou a seguinte manchete: “Ministro Aguinaldo Ribeiro recepciona 81 médicos cubanos em João Pessoa”. Ribeiro aparece ao lado de médicos de programa do Ministério da Saúde na Paraíba, onde deverá disputar eleição.

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