VICTORIA AZEVEDO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)
O União Brasil e o PSD selaram na noite desta segunda-feira (9) um acordo para que os dois partidos caminhem juntos na sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados. O movimento ocorre após o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), desistir da disputa em prol do líder de seu partido, Hugo Motta (PB).
Hoje, os dois partidos têm candidatos: Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA). A ideia, de acordo com relatos, é que as duas candidaturas sejam mantidas mas, que mais adiante, haja uma convergência com a escolha de um nome –parlamentares a par das negociações dizem que isso pode ocorrer somente num eventual segundo turno na disputa.
Além disso, pessoas familiarizadas com as negociações dizem que esse acordo pode se estender à disputa no Senado, em que o senador Davi Alcoumbre (União Brasil-AP) desponta como favorito.
O acordo, que já vinha sendo discutido nos bastidores, foi selado numa reunião na casa do ministro Celso Sabino (Turismo) na noite desta segunda. Também participaram o ministro Juscelino Filho (Comunicações), o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e deputados dos dois partidos.
Já como uma sinalização da união das duas legendas, Brito deverá participar da reunião de bancada do União Brasil nesta terça (10), assim como Elmar participará do encontro da bancada do PSD.
Elmar publicou uma fotografia do encontro em seus perfis nas redes sociais. “Quando trabalhamos juntos, conseguimos ir mais longe. Unidos por algo maior: o compromisso de construir um Brasil onde o diálogo e o entendimento fazem a diferença”, escreveu.