Menu
Política & Poder

Eliana mantém frente, embora a vantagem caia para oito pontos

Arquivo Geral

18/09/2018 7h00

Atualizada 17/09/2018 22h50

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasília.

A ex-deputada distrital e ex-secretária Eliana Pedrosa (Pros) segue na liderança da corrida ao governo do Distrito Federal, segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta segunda-feira, 17. Da semana passada para esta ela oscilou de 23% para 22%.

Com esse resultado, ela se manteve na liderança isolada, mas sua vantagem sobre o segundo colocado, o deputado federal Alberto Fraga, caiu de dez para oito pontos percentuais.

Quatro candidatos estão tecnicamente empatados em segundo lugar, considerando-se a margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo: Alberto Fraga (DEM) oscilou de 13% para 14%, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) passou de 12% para 11%, o deputado Rogério Rosso manteve 10% e o ex-presidente da OAB Ibaneis Rocha (MDB) foi de 7% para 9%.

Todas essas oscilações se deram dentro da margem de erro. O maior crescimento, da primeira pesquisa Ibope para esta, a terceira, foi de Ibaneis Rocha, que chegou assim a um empate quádruplo.

Nome de Bolsonaro

Único candidato a fechar desde o início com o deputado e ex-capitão Jair Bolsonaro, o general Paulo Chagas (PRP) oscilou de 3% para 5%. Pode assim, no limite da margem de erro, ser considerado tecnicamente empatado também com Ibaneis Rocha. Embora formalmente vinculado ao tucano Geraldo Alckmin, Fraga, do DEM, também faz acenos a Bolsonaro. Os dois integram a chamada Bancada da Bala na Câmara dos Deputados.

Alexandre Guerra (Novo) passou de 2% para 3%, Miragaya (PT) foi de 4% para 3% e Fátima Sousa (PSOL) pontuou 1%, de 2% na semana anterior.

Renan Rosa (PCO) manteve 1% e Guillen (PSTU) não pontuou nas duas pesquisas. Miragaya, assim, tem o mais baixo desempenho de um candidato a governador do PT no Distrito Federal.

Votos em branco e nulos oscilaram de 15% para 13%, enquanto os que não souberam ou não opinaram se mantiveram em 8% nos dois levantamentos.

Segundo Turno

Nas simulações de segundo turno, Eliana vence Fraga por 39% a 29% e Rollemberg por 45% a 23%. O candidato do DEM ganha do atual governador de 41% a 24%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. Foram ouvidos 1.204 eleitores entre 14 e 16 de setembro.


Saiba Mais

A pesquisa Ibope mostrou também que três candidatos ao Senado se isolaram na frente. O levantamento confirma o crescimento da candidata do PSB, Leila Barros, a Leila do Vôlei, que chegou 25% das intenções de votos. Em segundo lugar, aparece o senador Cristovam Buarque (PPS), com 20%, seguido pelo deputado tucano Izalci Lucas, com 19%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para cima e para baixo, Cristovam empata com Leila, mas no limite dessa margem. Já Cristovam e Izalci, colados, disputam a segunda vaga. Na pesquisa anterior, Leila tinha 24%; Cristovam, 21%;e Izalci, 20%.

A seguir vêm Chico Leite (Rede) e Wasny de Roure (PT), com 11%.

Seguem-se Fadi Faraj (PRP): 7%; Marcelo Neves (PT): 4%;Paulo Roque (Novo): 3%; Brigadeiro Átila Maia (PRTB): 2%; Chico Sant’Anna (PSOL): 2%; Fernando Marques (SD): 2%; Helio Queiroz (PP): 2%; Juiz Everardo Ribeiro (PMN): 2%; Marivaldo Pereira (PSOL): 2%; Professora Amábile (PR): 2%. Os demais ficaram com 1%.

Nada menos do que 41% declararam-se indecisos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado