Menu
Política & Poder

Eleitores relatam filas de mais de uma hora em seções de São Paulo e Rio

Eleitores relataram esperas de até uma hora e meia em locais de votação durante a manhã

Redação Jornal de Brasília

04/10/2026 12h37

d6a9271

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

GUSTAVO BOLDRINI
FOLHAPRESS

Urnas quebradas e eleitores sem biometria causavam filas de 30 minutos a mais de uma hora em seções eleitorais de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza na manhã deste domingo (4).

Em São Paulo, eleitores no Colégio Caritas, na zona sul da capital, enfrentaram uma fila de mais de uma hora para votar desde as 9h30 devido a uma urna quebrada na seção 258. Perto das 11h30, alguns eleitores diziam que a manutenção já havia chegado ao local e que a orientação era aguardar, mas a fila seguia aumentando.

Outra urna com problemas foi relatada por um eleitor da seção 3 do Colégio São Bento, no centro de São Paulo. Havia relatos de filas de mais de uma hora nessa e em outras seções no local.

Na Escola Estadual Orlando Horácio Vita, no Imirim, zona norte da capital, uma urna com problemas na seção 214 também exigiu manutenção. De acordo com uma eleitora, o processo de votação demorou cerca de 15 minutos, devido à lentidão da máquina. Mesários orientavam eleitores a “apertar forte os botões”. Após cerca de oito votantes pela manhã, houve uma pausa para manutenção.

Cerca de 50 minutos era o tempo de espera enfrentado por eleitores na Escola Estadual Silvia Aparecida dos Santos, no bairro São Judas Tadeu, em Taboão da Serra, por volta das 11h45 deste domingo (4). As filas se concentravam no pátio da escola e avançavam pelo local, enquanto os votantes aguardavam para entrar nas seções.

No Rio, filas de mais de uma hora eram registradas nesta manhã de domingo na Escola Municipal Albert Schweitzer, em Laranjeiras, zona sul da capital.

A falta da biometria de alguns eleitores prejudicava a fluidez da votação na creche Paulo César Feitosa, na Cidade 2000, zona leste de Fortaleza. Eleitores relatavam filas de até 35 minutos no local.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado