Menu
Política & Poder

Eleições 2022: Costa espera que STF julgue orçamento secreto e recupere verbas

Costa disse que no primeiro ano de governo será preciso fazer “um trabalho para que os recursos do RP9 da saúde vão para a saúde”

Redação Jornal de Brasília

27/09/2022 14h20

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Responsável por coordenar o programa de governo para a área da saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Humberto Costa disse que espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue como inconstitucional o chamado orçamento secreto. Na avaliação de Costa, o mecanismo que libera recursos de pastas para emendas parlamentares não só compromete a política de saúde como outras áreas do governo.

Supondo a vitória de Lula nestas eleições, Costa disse que no primeiro ano de governo será preciso fazer “um trabalho para que os recursos do RP9 da saúde vão para a saúde”.

Segundo Costa, caso Lula vença, ele terá capital político para negociar, inclusive a tomada de recursos para a área da saúde fora do teto de gastos. “Vai ter que reduzir as filas da pandemia no SUS, pagar o piso da enfermagem e retomar as coberturas vacinais. Como fazer isso sem mais recurso?”, questionou durante debate na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado