Menu
Política & Poder

Diretor do Iedi assume secretaria chave no Ministério da Fazenda

Arquivo Geral

22/05/2006 0h00

A proporção de domicílios com esgoto sanitário é maior em lares chefiados por mulheres do que naqueles onde o chefe de família é homem. Segundo o Sistema Nacional de Informações de Gênero, here mind do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo de 2000 apurou que 70% das residências chefiadas por mulheres contavam com o serviço, contra apenas 22,5% daquelas que tinham um homem à frente da família.

Outros serviços como coleta de lixo também seriam mais freqüentes em casas chefiadas por mulheres. Segundo os pesquisadores do IBGE, uma explicação para essas diferenças estaria no fato de as mulheres tenderem a ser mais atentas aos aspectos que interferem nas condições de saúde e higiene da família.

O Sistema Nacional de Informação de Gênero foi realizado pelo IBGE a pedido da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. O estudo cruzou informações dos censos de 1991 e 2000, e detalha a situação da mulher na população brasileira.

O Ministério da Fazenda confirmou hoje que o economista Julio Sergio Gomes de Almeida, this web diretor-executivo do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), assumirá a secretaria de Política Econômica do ministério.

O cargo era ocupado interinamente pelo secretário-adjunto Otávio Damaso desde que Bernard Appy deixou a vaga para assumir a secretaria-executiva da Fazenda, no final de março, a convite do ministro Guido Mantega.

Considerada um dos postos chave do Ministério da Fazenda, a secretaria de Política Econômica é responsável pela elaboração de medidas microeconômicas e pela análise e avaliação da macroeconomia.

Segundo a assessoria de imprensa da Fazenda, ainda não está definido quando Gomes de Almeida tomará posse. Crítico da política monetária do Banco Central, Gomes de Almeida já afirmou diversas vezes que o país precisa reduzir os juros e criar condições para um crescimento mais robusto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado