Amanda Costa
amanda.costa@jornaldebrasilia.com.br
A Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidirá hoje se aceita nova denúncia contra o ex-procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bandarra, e a promotora de Justiça Deborah Guerner. A dupla é acusada de, em troca de dinheiro, vazar informações sigilosas para Durval Barbosa, delator do Mensalão do DEM, sobre a Operação Megabyte da Polícia Federal, que apurou desvio de R$ 1,2 milhão dos cofres públicos. Com o vazamento, Barbosa teria conseguido destruir documentos e arquivos antes da busca em sua casa.
Além dos promotores, a denúncia – oferecida pelo Ministério Público do Distrito Federal em outubro do ano passado – atinge o marido de Deborah, Jorge Guerner, e Cláudia Marques, ex-assessora do GDF. A expectativa é de que a relatora do processo, desembargadora Mônica Sifuentes, peça a abertura da ação penal contra o quarteto por formação de quadrilha, violação do sigilo funcional e concussão – quando um agente público se vale do cargo para atingir algum benefício.
Leia mais na edição desta quinta-feira (18) no Jornal de Brasília.