Menu
Política & Poder

Decreto oficializa saída de Milton Zuanazzi da presidência da Anac

Arquivo Geral

06/11/2007 0h00

O decreto de exoneração do ex-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), this site Milton Zuanazzi, foi publicado hoje no Diário Oficial da União. O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, diz que a exoneração foi feita “em virtude de renúncia”.

Zuanazzi anunciou que deixaria a presidência da Anac na última quarta-feira, após pressões do ministro da Defesa para que desocupasse o cargo. No mesmo dia, acompanhado do ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, Zuanazzi entregou sua carta de demissão ao presidente Lula, em reunião de cerca de 15 minutos no Palácio do Planalto. Foi Mares Guia quem indicou Zuanazzi para a presidência da agência reguladora.

Em entrevista coletiva para anunciar que deixaria a Anac, Milton Zuanazzi disse que não concordava com as idéias de Jobim e explicou que só renunciaria ao cargo naquele momento, apesar das pressões, porque não queria que a agência ficasse sem diretoria. Zuanazzi estava no cargo desde março do ano passado, quando deixou a função de secretário nacional de Políticas do Turismo.

Há uma semana, no dia em que dois novos diretores da Anac foram nomeados (o economista Marcelo Guaranys e o engenheiro Alexandre Gomes de Barros), Zuanazzi antecipou ao ministro de Relações Institucionais que entregaria a carta de renúncia. No último dia 22, o brigadeiro Allemander Jesus Pereira Filho, especialista em controle aéreo e infra-estrutura aeroportuária, já havia sido nomeado para uma das diretorias da agência.

Segundo Jobim, a secretária de Aviação Civil do ministério, a economista Solange Vieira, deve ocupar a presidência da Anac. De acordo com o ministro, a economista “conhece muito bem a questão da fiscalização”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado