Menu
Política & Poder

Damares se manifesta após PF achar 290 kg de maconha em avião da igreja da qual tio é pastor

Damares é sobrinha do ex-deputado federal Josué Bengtson, pastor e um dos principais líderes da Igreja Quadrangular no Pará

Redação Jornal de Brasília

30/05/2023 13h17

Foto: Banco de imagem

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou nota informando que a própria Igreja do Evangelho Quadrangular fez denúncia à Polícia Federal sobre uma “carga suspeita” que havia sido carregada em um avião pertencente à Igreja. A carga – 290 kg de skunk, um tipo de maconha concentrada – foi apreendida no sábado, 27, pela PF em um hangar de voos particulares no Aeroporto Internacional de Belém. A droga seria levada para Petrolina, em Pernambuco. Um suspeito foi preso em flagrante.

Damares é sobrinha do ex-deputado federal Josué Bengtson, pastor e um dos principais líderes da Igreja Quadrangular no Pará. A parlamentar disse que tomou conhecimento do caso pela imprensa nesta segunda-feira, 29. Depois disso, entrou em contato com a família e foi informada que a carga suspeita havia sido carregada na aeronave sem autorização. “Em seguida, a Polícia Federal assumiu o caso e tomou as medidas cabíveis”, disse, em nota.

Além de parente, Bengtson é considerado padrinho político de Damares, que foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foi por meio do tio que Damares se tornou pastora da Quadrangular na década de 1980. O pai da senadora também foi pastor da IEQ.

Em 1999, Damares mudou-se para Brasília para trabalhar no gabinete de Bengtson, então deputado federal pelo PTB da Bahia. Atualmente, Josué Bengtson é presidente do Conselho Estadual dos Pastores da Quadrangular no Pará e pastor titular na igreja do bairro Pedreira, em Belém.

De acordo com a assessoria da IEQ, o avião monomotor Bonanza é utilizado há três anos para o transporte de pastores pelo Pará e também para remover pessoas doentes, quando necessário. Segundo a igreja, um prestador de serviços terceirizados que faz a limpeza do avião procurou o piloto para fazer um voo em que seriam, supostamente, transportadas peças de tratores. Ainda segundo a igreja, o piloto se negou a levantar voo e a polícia foi acionada.

Já a PF informou que soube “a partir de informações de inteligência” que havia um carregamento de entorpecente com plano de voo para Petrolina. A corporação disse também que, minutos antes da decolagem, o responsável pela droga foi abordado, enquanto caminhava do pátio para a aeronave.

O suspeito correu para fora do aeroporto, mas foi alcançado. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi autuado por tráfico interestadual de drogas. Ele teve o celular apreendido. Já o piloto, segundo a PF, não foi preso por não ter sido verificada participação dele no crime.

Nesta terça-feira, 30, a PF informou que o caso continua sob investigação.

Veja o posicionamento da igreja na íntegra:

A Igreja do Evangelho Quadrangular recebeu com surpresa a notícia do envolvimento do monomotor Bonanza, de sua propriedade, com carga não autorizada. Ao tomar conhecimento, imediatamente, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado do Pará acionou a Polícia Federal, que efetuou a prisão de uma pessoa e apreendeu a carga. É interesse da Igreja que tudo seja esclarecido e, portanto, reafirma o seu compromisso de colaborar com as investigações.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado