A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira aprovou, na manhã desta quinta-feira (17), 77 requerimentos de convocação para depoimentos na comissão. São mais de 40 pessoas, uma vez que há mais de um requerimento pedindo o comparecimento de uma mesma pessoa.
Alguns deputados reclamaram que entre os convocados não estão diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Delta Engenharia. Carlinhos Cachoeira é dono de empresa do ramo farmacêutico e teria tentado corromper diretores da Anvisa para obter vantagens. Requerimentos sobre as convocações de diretores da Anvisa e da Delta ainda poderão ser votados hoje.
A CPMI também aprovou um pedido de transferência dos documentos sigilosos da Operação Saint Michel da Polícia Civil do Distroto Federal. A Operação Saint-Michel foi deflagrada em 25 de abril pelo Ministério Público e pela Polícia Civil do DF. Ela é um desdobramento da Operação Monte Carlo, pela qual Cachoeira foi preso e acusado de exploração de jogo ilegal. Na investigação local, o grupo ligado a Cachoeira é acusado de tentar fraudar a licitação da bilhetagem eletrônica no transporte público da capital.
Há cinco dias, a 5ª Vara do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios determinou a quebra dos sigilos bancários e fiscal de Cachoeira, da Delta e de outras sete pessoas denunciadas à Justiça na semana passada pela Operação Saint-Michel. A mesma decisão também bloqueou os bens de Cachoeira, do ex-direitor da Delta Claudio Abreu e de outras seis pessoas denunciadas por formação de quadrilha.
A quebra de sigilo abrange dados das contas correntes e declarações de Imposto de Renda dos investigados a partir de janeiro de 2009 até os dias atuais.