Menu
Política & Poder

CPI da Crise Aérea ouve hoje comandante da Aeronáutica

Arquivo Geral

08/08/2007 0h00

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea ouve hoje o comandante da Aeronáutica, search tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito. O depoimento dele estava previsto para a semana passada, help mas foi adiado em razão da troca do ministro da Defesa. Os deputados decidiram remarcar o depoimento de Saito para permitir ao novo ministro, Nelson Jobim, e ao comandante da Aeronáutica acertarem a nova linha de ação do governo para a crise no setor aéreo. O depoimento está marcada para as 12h, no plenário 7.

Antes, às 11h, a CPI vota requerimentos de informação e de novos depoimentos. Entre eles está requerimento do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) que solicita ao Ministério da Defesa a lista de todos os servidores que tiveram acesso às informações contidas nas caixas-pretas do Airbus A-320 da TAM, antes de os dados terem sido enviados à CPI. Também está na pauta requerimento do relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), que pede a contratação de assessoria técnica para a análise dos conteúdos das caixas-pretas.

Ontem, a CPI decidiu contratar um especialista em aeronáutica para analisar os dados, depois que o tenente-coronel-aviador Fernando Camargo, responsável pela investigação sobre o acidente da TAM, se recusou a auxiliar o trabalho. Ele alegou sigilo profissional e citou acórdão do Supremo Tribunal Federal que garante o direito de não divulgar informações de natureza profissional que possam provocar prejuízo.

Há ainda na pauta requerimento do deputado Miguel Martini (PHS-MG) para a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado