Menu
Política & Poder

Covid-19: Primeira criança vacinada é indígena de 8 anos que vive em SP

A vacina foi aplicada pela mesma enfermeira que há quase um ano vacinou a também enfermeira Mônica Calazans, primeira pessoa no Brasil contra a Covid-19

Redação Jornal de Brasília

14/01/2022 12h17

Foto: reprodução

A primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Brasil é um menino indígena de 8 anos, Davi Xavante, que mora no estado de São Paulo, onde faz tratamento para uma doença genética, e foi imunizado nesta sexta-feira (14), , em cerimônia no Hospital das Clínicas.

Nascido em uma tribo xavante no estado de Mato Grosso, Davi se mudou para Piracicaba (SP) há um ano para se tratar no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. Por causa do problema, ele tem dificuldades para andar e hoje usa uma prótese.

O ato da vacinação foi acompanhado pelo governador João Doria, e marca o início da imunização infantil para crianças de 5 a 11 anos, após semanas de resistência do governo Jair Bolsonaro (PL), que se contrapôs à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na questão.

A vacina foi aplicada pela mesma enfermeira que há quase um ano vacinou a também enfermeira Mônica Calazans, primeira pessoa no Brasil contra a Covid-19.

Comorbidade

O garoto indígena é filho do cacique xavante Jurandir Siridiwe. Durante nove meses, ele viajou mensalmente com menino para a capital paulista para que ele se submetesse ao tratamento.

Com a mudança para São Paulo, Davi foi levado para a casa de uma tutora em Piracicaba que o acompanha nas consultas rotineiras que faz no HC, com médicos das áreas de reabilitação e neurologia.

O caso do menino é estudado pelos especialistas do Instituto da Criança, que procuram identificar as razões pelo qual ele perdeu parte dos movimentos das pernas. Os profissionais também fazem um estudo genético completo com ele, já que na tribo há outras crianças com sintomas similares.

Davi Xavante é filho do cacique xavante Jurandir Siridiwe

Plano Estadual

A imunização infantil no estado está começando horas após a chegada de doses da vacina da Pfizer liberadas para uso em crianças no Brasil.

Nesta primeira etapa da campanha, a recomendação do Plano Estadual de Imunização de São Paulo é que os municípios priorizem as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. Daí a escolha de Davi para ser o primeiro a receber a vacina. A expectativa do Governo de São Paulo é imunizar 4,3 milhões de crianças no período de três semanas.

A Secretaria de Estado da Saúde montou uma operação logística para a distribuição das 234 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. As equipes da pasta estadual receberam o imunizante no fim da manhã desta sexta e até a tarde começará a distribuição para todas as regiões do estado.

Com informações da Folha de São Paulo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado