Menu
Política & Poder

COP30/Lula: é legítimo cobrar de quem emite mais gases de efeito estufa

“Exigir adequação de países em desenvolvimento é injusto”, afirmou

Redação Jornal de Brasília

07/11/2025 20h29

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Belém, 07 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que é legítimo exigir que quem emite mais gases de efeito estufa pague mais pela transição climática. Em discurso na cúpula de líderes em Belém, Lula afirmou que criar um imposto mínimo sobre multinacionais, grandes emissoras, e taxar os super ricos têm potencial de gerar recursos valiosos para o clima.

“Exigir adequação de países em desenvolvimento é injusto”, afirmou. Ele argumentou que não há sentido ético ou prático em exigir que países em desenvolvimento paguem juros para preservarem seus territórios, florestas.

Lula defendeu a criação de metodologias para contabilizar o financiamento climático. “Os bancos multilaterais precisam ser maiores, melhores e mais eficazes”, disse, repetindo que “não existe solução para o planeta fora do multilateralismo”. Ele argumentou que o enfrentamento da mudança do clima deve ser visto como investimento e não como gasto.

“Em vez de abandonar a esperança, podemos construir juntos nova era de prosperidade”, disse. “No que depender do Brasil, Belém será sobre reafirmar compromissos do Acordo de Paris”, disse.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado