O Congresso Nacional retoma as atividades legislativas na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, com uma sessão conjunta para inaugurar a 4ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura.
A solenidade, marcada para as 15h no Plenário da Câmara dos Deputados, será presidida pelo senador Davi Alcolumbre, atual presidente do Senado e do Congresso Nacional. Durante o evento, os parlamentares receberão mensagens com projetos prioritários enviadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Poder Judiciário, representado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A entrega da mensagem presidencial é opcional para a presença de Lula, sendo usualmente realizada por um representante do Executivo, como o ministro-chefe da Casa Civil. Em seguida, o representante do STF fará sua apresentação. Após isso, o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, discursará, e a sessão será encerrada com as palavras de Alcolumbre. Outros parlamentares não terão oportunidade de se manifestar.
A abertura segue tradição constitucional, que determina a reunião anual do Congresso a partir do dia 2 de fevereiro. O rito inclui elementos simbólicos remanescentes da Proclamação da República, como a passagem em revista da tropa, a audição do Hino Nacional, uma salva de tiros de canhão e a presença dos Dragões da Independência na rampa do Congresso.