Menu
Política & Poder

Comissão de Infraestrutura pode votar PL que exige sinalização definitiva em rodovias

Projeto altera lei para obrigar instalação de sinalização permanente após obras, visando maior segurança no tráfego.

Redação Jornal de Brasília

16/01/2026 14h25

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Infraestrutura do Senado (CI) retoma suas atividades em fevereiro e pode votar o Projeto de Lei 1.508/2019, que determina a instalação de sinalização definitiva em rodovias federais logo após a conclusão de obras de pavimentação, restauração, recuperação ou manutenção.

O PL altera a Lei 10.233/2001, inserindo dispositivos que obrigam os editais de licitação a incluir cláusulas para a sinalização permanente antes da liberação do tráfego na via. A proposta original foi apresentada pelo então deputado federal Santini (RS), com o objetivo de garantir condições seguras de trânsito.

Na CI, o relator da matéria é o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que em seu relatório recomenda a aprovação do projeto. Ele destaca que os elementos de sinalização interferem diretamente na segurança do tráfego, informando sobre as condições das vias, perigos existentes e induzindo o comportamento adequado dos usuários, além de assegurar boas condições de trafegabilidade.

A comissão, presidida pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), é responsável por analisar projetos relacionados a infraestrutura e serviços públicos.

Com informações da Agência Senado

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado