Menu
Política & Poder

Comissão aprova gratuidade em inscrições de campeonatos para crianças pobres

Projeto de lei torna obrigatória reserva de vagas gratuitas para famílias de baixa renda como condição para repasses públicos.

Redação Jornal de Brasília

21/01/2026 18h40

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 1313/24, que estabelece a gratuidade de inscrição em campeonatos esportivos para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. A proposta define essa gratuidade como condição obrigatória para que organizações esportivas e clubes possam receber repasses de recursos públicos federais.

Pelo texto, clubes e entidades esportivas devem reservar pelo menos 10% das vagas em seus campeonatos de forma gratuita para crianças e adolescentes de famílias inscritas no Cadastro Único (CADÚnico). A iniciativa altera a Lei Geral do Esporte (Lei 14.597/23).

A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), destacou que a medida busca eliminar barreiras socioeconômicas para a prática esportiva e a descoberta de talentos. “Essa medida é acertada, especialmente pelos benefícios do esporte para crianças e adolescentes: melhora a cognição, a integração social, a autoestima e garante uma vida futura mais saudável no corpo e na mente”, afirmou ela.

O autor da proposta, deputado Luiz Lima (Novo-RJ), considera a exigência viável para as organizações, mas essencial para jovens atletas excluídos por falta de recursos para pagar taxas de inscrição.

A proposta tramitará em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, deve ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado